terça-feira, 14 de novembro de 2017

Quem é o homem celestial?



O homem celestial é em primeiro lugar Cristo glorificado. Cristo no corpo incorruptível. E assim como tivemos a imagem do homem terreno, ao nascermos de novo, recebemos a imagem do homem celestial.

Calma! Vou explicar....

Cristo é descrito como sendo sangue, água e Espirito:
6 Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.
7 Há três que dão testemunho:
8 o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.
1 João 5:6-8 [1]

O sangue simboliza a carne.
A água simboliza a Palavra.
O Espirito é o próprio Deus que fez morada em seu filho Jesus Cristo e que da mesma forma faz morada nos que são nascidos do Espirito. Limpos pela Palavra. Existem até mesmo dois tipos de carne. A carne imoral e a carne de Cristo que comemos para que nossa carne se torne espiritual, como Cristo. Carne e Espirto. O símbolo da ceia é que a nossa carne deixe de ser a nossa e passe a ser a de Cristo. Que nossa vida deixe de ser nossa e passe a ser a Vida de Cristo em nós.

Por este motivo Jesus disse que precisamos nascer da água e do Espirito, sangue nós já somos, mas recebemos do sangue de Cristo. Tomamos o sangue de Cristo.

5 Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. João 3:5

Quando nascemos da água, recebemos de Deus um novo homem, o homem que deveríamos ser se não tivessemos caído. Um homem incorruptível, pronto para prosseguir no caminho da santificação.
Neste momento nascemos também do Espirito. Pois recebemos o próprio Espirito do Pai e de Cristo, que passam a habitar em nós e nos ajudar no processo de santificação.
E tudo que fazemos na terra, também é ligado no céu. Por este motivo somos homem terreno, porém nossas ações espirituais constroem o nosso homem celestial, o templo em nós.

42 Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível;
43 é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder;
44 é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
45 Assim está escrito: "O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente"; o último Adão, espírito vivificante.
46 Não foi o espiritual que veio antes, mas o natural; depois dele, o espiritual.
47 O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, do céu.
48 Os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são do céu, ao homem celestial.
49 Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial.
50 Irmãos, eu lhes declaro que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem o que é perecível pode herdar o imperecível.
1 Coríntios 15:42-50

Precisamos morrer espiritualmente para renascer

Da mesma forma que o corpo corruptível ressuscita imperecível. Para nascermos da água e do Espirito precisamos morrer.
11 Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos;
12 Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;
2 Timóteo 2:11,12

Cristo desce do céu para habitar em nós em Espirito. Por isso ele sobre e traz a nossa nova morada, o nosso homem celestial.
12 Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
João 3:12,13

2 Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.
3 E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
João 14:2,3

Cristo já voltou em Espirito

E quando Cristo volta? Ele diz que em breve, antes mesmo daquela geração morrer. Dentro de pouco tempo:
18 Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.
19 Dentro de **pouco tempo** o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.
20 Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.
João 14:18-20
28 "Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.
29 Isso eu lhes disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam.
João 14:28,29

34 Eu lhes asseguro que **não passará esta geração até que TODAS essas coisas aconteçam**.
35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão".
36 "Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.
Mateus 24:34-36

1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em **breve há de acontecer**. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,
Apocalipse 1:1

Como é que ele volta e a gente verá, mas o mundo não? E ele diz que será em breve, que não passará aquela geração? Será que Jesus já voltou? Reparem que o relato de Mateus 24 se assemelha muito ao de Atos 2. Em Atos 2 se cumpre a promessa que Jesus fez em João 14:
23 Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.
João 14:23

E vemos que ele derrama de seu Espírito naqueles que o obedecem, conforme Jesus disse que faria em João 14:

29 Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.
31 Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.
32 E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.
Atos 5:29-32

Cristo volta para habitar em nós com o Pai em Espirito. Este é o Espirito Santo. Por isso devemos obedecer os mandamentos para vivermos no Espirito. O Espirito é Santo.
Haverá também uma volta física de Cristo no fim de tudo? É possível, creio que sim, pois existem textos bem específicos falando de uma volta física. Mas espiritualmente Jesus já voltou e habita nos que são nascidos do Espirito. Nos que se tornaram, como ele: sangue, água e Espirito. Nos que receberam o homem celestial, o próprio espirito que deveríamos ter se não tivessemos caído.
16 O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
Romanos 8:16

Portanto, nascidos do Espirito e circuncidados de coração, nos esforcemos para andar pelo Espirito. Praticando as boas obras que nos foram preparadas antes mesmo da fundação do mundo.
25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
Gálatas 5:25


Shalom


[1] Se a sua versão estiver diferente no versículo 7, é porque este texto tem um acréscimo que corrobora com a doutrina da trindade. Porém a maior parte dos manuscritos não possui o versículo 7 na forma trinitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário