quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Panarion - 29 Contra os Nazarenos - Epifanio de Salamina

Segue abaixo o texto na integra do Panarion - 29 Contra os Nazarenos

Este documento trata-se de um documento histórico, que relata o que aconteceu aos primeiros cristãos que eram igualmente chamados Nazarenos. Vemos isso também no livro de Atos 11:26 que diz:

Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.
Atos 11:26

Pelas nações os convertidos a Cristo foram chamados de várias formas. A palavra Cristo vem do grego, significa ungido. A palavra Messias vem do hebraico, significa ungido. Por este motivo eles foram chamados de cristãos e de messiânicos. Porém no cristianismo recém nascido eram chamados de Nazarenos, pois judeus cristãos como Paulo eram da seita dos Nazarenos, conforme afirma Atos 24:5.

Segue o texto do Panarion:


29 CONTRA OS NAZARENOS
NONA, VIGÉSIMA NONA DA SÉRIE

1,1 Em Seguida depois destes vêm os Nazarenos, ao mesmo tempo em que, ou mesmo antes deles, ou em conjunto com eles ou depois deles, em qualquer caso, seus contemporâneos. Eu não posso dizer mais precisamente quem sucedeu a quem. Pois, como eu disse, estes eram contemporâneos, um do outro, e tinha ideias semelhantes entre si.

1,2 Pois essas pessoas não se dão o nome de Cristo ou o próprio nome de Jesus, mas o de "Nazarenos." (3) Mas naquela época todos os cristãos foram igualmente chamados Nazarenos. Eles também passaram a ser chamados de "Jesseanos" por um curto período de tempo, antes dos discípulos passarem a ser chamados de cristãos em Antioquia. (4) Mas eles foram chamados por causa de Jessé (Jesseanos), suponho, já que David era descendente de Jessé e Maria era uma descendente direta de Davi. Isso foi em cumprimento da Sagrada Escritura, uma vez que no Antigo Testamento, o Senhor diz a Davi: "É o fruto do teu ventre que eu colocarei sobre o teu trono."

2,1 Tenho medo de cada expressão, embora a verdade me move para tocar as considerações para a contemplação de cada expressão, eu dou essa nota breve, para não ir à grande explanação. (2) Uma vez que o Senhor disse a Davi: "É o fruto do teu ventre que eu colocarei sobre o trono", e "O Senhor jurou a Davi e não se arrependerá", é claro que a promessa de Deus é irrevogável. (3 ) Em primeiro lugar, o que Deus faz jurar mas "por mim mesmo jurei, diz o Senhor?", pois "Deus não tem juramento por alguém maior." O divino não jura, no entanto, mas a afirmação tem a função de fornecer confirmação.

Porque o Senhor jurou a Davi com juramento que ele iria colocar o fruto de seu ventre em seu trono. (4) E os apóstolos dão testemunho de que Cristo tinha que nascer da semente de Davi, como nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, de fato era. Vou passar por cima de um grande número de testemunhos, a fim de, como eu disse, não arrastar a discussão para uma grande explanação.

2,5 Mas, provavelmente, alguém pode dizer: "Visto que Cristo nasceu fisicamente da descendência de Davi, isto é, da Santa Virgem Maria, por que ele não sentou no trono de Davi? Pois diz o Evangelho: "Eles vieram para ungi-lo rei, e Jesus, percebendo isso, partiu. E escondeu-se em Efraim, uma cidade do deserto.'" (6) Mas agora que eu comecei com essa passagem e eu pergunto sobre esse texto e o motivo pelo qual a profecia sobre sentar no trono de Davi não foi cumprida fisicamente no caso do Salvador, pois alguém tem pensado que não aconteceu - eu continuo a dizer que é um fato. Nenhuma palavra da Sagrada Escritura de Deus falha.

3,1 Pois o trono de Davi e a realeza é o sacerdócio na santa igreja. O Senhor tem combinado esta realeza sacerdotal e patente e conferiu a sua santa igreja, transferindo o trono de Davi para ele, sem falha. (2) No tempo passado, o trono de Davi continuou por sucessão até que o próprio Cristo, uma vez que os governantes de Judá não falharam até a sua vinda "para quem são as coisas preparadas, e ele é a expectativa das nações", diz a Escritura.

3,3 Pois os governantes na sucessão de Judá chegou ao fim com a chegada de Cristo. Até sua vinda os governantes, mas depois de seu nascimento em Belém da Judéia a ordem terminou e foi alterado no tempo de Alexandre, um governante de casta sacerdotal e real. (4) Esta posição acabou com este Alexandre desde o tempo de Salina também conhecida como Alexandra, no tempo do rei Herodes e do imperador romano Augusto. (Embora este Alexandre foi coroado também, como um dos sacerdotes e príncipes ungidos. (5) Porque, quando as duas tribos, a realeza e o sacerdócio, foram unidos, quero dizer, da tribo de Judá, com Arão e toda a tribo de Levi - os reis tornaram-se também os sacerdotes, pois nada insinuado na Sagrada Escritura pode estar errado.) (6 ) Mas então, finalmente, um gentio, o rei Herodes, foi coroado, e não mais descendente de Davi.

3,7 Mas, com a transferência do trono real à casta real passou, em Cristo, desde a casa física de Davi e Israel para a igreja. O trono é estabelecido na santa igreja de Deus para sempre, e tem tanto a realeza e o sacerdócio por duas razões. (8) Tem a realeza de nosso Senhor Jesus Cristo, de duas formas: porque ele é fisicamente descendente do rei Davi, e porque ele é de fato um maior rei de toda a eternidade em virtude de sua divindade. Mas tem o sacerdócio, porque o próprio Cristo é sumo sacerdote e fundador do ofício dos sumos sacerdotes (9), uma vez que Tiago, que foi chamado o irmão do Senhor, e que era seu apóstolo, foi imediatamente feito o primeiro bispo. Ele era filho de José de nascimento, mas foi classificado como o irmão do Senhor por causa de sua educação em conjunto.

4,1 Pois este Tiago era filho de José pela esposa de José, não por Maria, como eu já disse em muitos outros lugares e tratados de forma mais clara para vós. (2) E, além disso, eu acho que ele era descendente de Davi, por ser filho de José, que nasceu um nazireu, pois ele foi o primogênito de José, e consagrado. E eu encontrei, ainda, que ele também exercia o sacerdócio no antigo sacerdócio. (3) Assim, ele foi autorizado a entrar no Santo dos Santos uma vez por ano, como escritura diz que a Lei dirigiu os sumos sacerdotes para fazer. Pois muitos antes de mim -Eusébio, Clemente e outros, têm relatado isto dele. (4) Ele foi autorizado a usar o colete sacerdotal, além disso, como os autores de confiança que eu mencionei têm testemunhado nesses mesmos escritos históricos.

4,5 Ora, nosso Senhor Jesus Cristo, como eu disse, é "sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque", e ao mesmo tempo rei hereditário, de modo que ele pode transferir o sacerdócio, juntamente com a entrega da Torah. (6) E desde que a semente de Davi, através de Maria, está sentado no trono, é para sempre e seu reino não terá fim. Ele agora deve transferir o fim da antiga realeza; ". Meu Reino não é deste mundo" pois de fato o seu reino não é terreno, como ele disse a Pôncio Pilatos no Evangelho, (7) Pois uma vez que Cristo leva o cumprimento de todas as coisas em enigmas, as preliminares chegaram a um limite.

Porque ele que é sempre rei não chegou a alcançar a soberania. Ele concedeu a coroa para aqueles a quem ele nomeou, para que não se pense que ele avançou a partir de um posto mais baixo para um mais alto. (8) Pois o seu trono resiste, seu reino não terá fim, e ele está sentado no trono de Davi e transferiu o reinado de Davi e concedeu-lhe, juntamente com o sumo sacerdócio, para os seus servos, os sumos sacerdotes da igreja católica.

4,9 E não há muito a dizer sobre isso. Mas em qualquer caso, desde que eu vim para o tópico da razão pela qual os que vieram à fé em Cristo foram chamados Jesseanos antes de serem chamados de cristãos, dissemos que Jessé era o pai de Davi. E eles tinham sido nomeados Jesseanos, seja por causa deste Jessé, ou a partir do nome de nosso Senhor Jesus, pois, sendo seus discípulos, eles obtiveram a partir de Jesus, ou por causa da etimologia do nome do Senhor. Pois Jesus em hebraico significa "curandeiro" ou "médico" e "salvador". (10) Em qualquer caso, eles tinham esse nome antes de serem chamados de cristãos. Mas em Antioquia, como já mencionei antes e como é a essência da verdade, os discípulos e toda a igreja de Deus, começaram a ser chamados de cristãos.

5,1 Se vós gostardes de estudar e ler a passagem sobre eles nos escritos históricos de Filo, em seu livro intitulado "Jesseanos", você pode achar que, ao dar seu relato sobre seu modo de vida e seus hinos e descrevendo seus mosteiros nas proximidades do pântano Marean, Filo descreve ninguém menos que cristãos. (2) Pois quando visitou o lugar é chamado Mareotis e foi entretido por eles em seus mosteiros na região de área onde ele foi edificado. (3) Ele chegou lá durante a Páscoa e observou seus costumes, e como alguns deles colocavam para fora [o fermento] ao longo da semana santa da Páscoa, embora outros comiam a cada dois dias e outros, de fato, todas as noites. Mas tudo isso foi escrito por Filo sobre o tema da fé cristã e seu regime.

5,4 Assim, quando eles foram chamados Jesseanos em seguida, logo depois da ascensão do Salvador e depois de Marcos haver pregado no Egito, naqueles tempos algumas outras pessoas, supostos seguidores dos apóstolos, separaram-se por sua vez. Refiro-me aos Nazarenos, que eu estou discutindo aqui. Eles eram judeus, se prenderam à Lei, e tinham a circuncisão. (5) Mas era como se as pessoas tinham visto o fogo sob um equívoco. Sem entender o porquê, ou o uso, as pessoas que tinham acendido esse fogo estavam fazendo isso, seja para cozinhar as suas rações com o fogo ou queimar algumas árvores mortas que geralmente são destruídos pelo fogo, eles acenderam o fogo também, à imitação, e se esquentaram.

5,6 Pois ouvindo apenas o nome de Jesus, e vendo os milagres realizados pelas mãos dos apóstolos, eles chegaram à fé em Jesus. E desde que descobriram que ele tinha sido concebido em Nazaré e cresceu na casa de José, e por esta razão é chamado de "Jesus, o Nazareno" no Evangelho, como os apóstolos dizem: "Jesus, o Nazareno, um homem aprovado por sinais e maravilhas", e assim por diante, eles adotaram este nome, de modo a ser chamados nazarenos.

5,7 Não "nazireus", que significa "pessoas consagradas". Antigamente esta patente pertencia aos primogênitos e homens que tinham sido dedicados a Deus. Sansão era um, e outros depois dele, e muitos antes dele. Além disso, João Batista também era um dessas mesmas pessoas que foram consagradas a Deus, pois "Ele não bebeu vinho nem bebida forte." (Este regime, o mais adequado para o seu posto, foi prescrito para essas pessoas.) (6, 1) Eles não chamam a si mesmos Nasareanos também, a seita dos Nasareanos era antes de Cristo e que não conhecem a Cristo.

6,2 Mas, além disso, como já referi, todos chamavam os cristãos nazarenos, como se diz na acusação do apóstolo Paulo: "Temos achado que este homem é uma peste e um corruptor do povo, um chefe da seita dos nazarenos." (3) E o apóstolo santo não assume o nome, para não professar a heresia dessas pessoas, mas ele estava feliz de possuir o nome da malícia de seus adversários tinha aplicado a ele por amor de Cristo. (4) Pois ele diz no tribunal: "Eles não me acharam no templo discutindo com alguém nem levantando as pessoas, nem que eu fiz nenhuma dessas coisas de que me acusam. Mas confesso-te, que após o caminho que eles chamam seita, assim sirvo, acreditando em todas as coisas da Lei e dos profetas.

6,5 E não admira o apóstolo admitir ser um nazareno! Naqueles dias todos os chamados cristãos tinham esse por causa da cidade de Nazaré, não havia nenhum outro uso do nome na época. E assim as pessoas deram o nome para os crentes em Cristo, de quem está escrito: "porque Ele será chamado Nazareno." (6) Ainda hoje, na verdade, as pessoas chamam todas as seitas, eu digo os maniqueístas, marcionitas, gnósticos e outros, com o nome comum de "cristãos", embora eles não sejam cristãos. No entanto, apesar de cada seita ter outro nome, ainda permitem este com prazer, já que o nome é um ornamento a ela. Porque eles pensam que podem ataviar-se ao nome de Cristo, certamente não sobre a fé e as obras de Cristo!

6,7 Assim os santos discípulos de Cristo também se chamavam "discípulos de Jesus", em seguida, como de fato eram. Mas quando outros chamaram a si mesmos de nazarenos eles não rejeitaram, estando cientes da intenção dos que estavam chamando-lhes assim. Eles estavam chamando a si mesmos de nazarenos por causa de Cristo, uma vez que o nosso Senhor Jesus foi chamado de "nazareno" O próprio, como os Evangelhos e os Atos dos Apóstolos diz (8) por causa de sua educação na cidade de Nazaré (agora uma aldeia) na casa de José, depois de ter nascido na carne em Belém, da sempre Virgem Maria, noiva de José. Pois José tinha se estabelecido em Nazaré depois de deixar Belém e fixando residência na Galileia.

7,1 Mas esses mesmos sectários quem estou discutindo aqui ignoram o nome de Jesus, e nem se chamavam Jesseanos, mantiveram o nome dos judeus, nem se chamam cristãos- mas "nazarenos", supostamente a partir do nome do lugar "Nazaré". Mas eles são judeus em todos os sentidos e nada mais.

7,2 Eles não somente usam o Novo Testamento, mas o Antigo Testamento, bem como os judeus fazem. Pois eles não repudiam a Lei, os profetas, e os livros que são chamados Escritos pelos judeus e por eles mesmos. Eles não têm pontos de vista diferentes, mas confessar tudo em pleno acordo com a doutrina da Lei e como os judeus, exceto que eles são supostamente crentes em Cristo. (3) Pois eles reconhecem tanto a ressurreição dos mortos e que todas as coisas foram criadas por Deus, e eles declaram que Deus é um só, e que seu Filho é Jesus Cristo.

7,4 Eles são perfeitamente versados na língua hebraica, pois toda a Lei, os profetas, e os chamados escritos, quero dizer, os livros poéticos, Reis, Crônicas, Ester e todo o resto, são lidos em hebraico entre eles, como é claro que eles estão de acordo com os judeus. (5) Eles são diferentes dos judeus, e diferentes dos cristãos, apenas no seguinte: Eles discordam com os judeus por causa de sua fé em Cristo, mas eles não estão de acordo com os cristãos porque eles ainda estão acorrentados pela Lei, circuncisão, o shabbat, e o resto. (6) Quanto a Cristo, eu não posso dizer se eles também estão enganados por causa da maldade de Cerinto e Merintus, e o consideram como um mero homem ou se, como a verdade é, que eles afirmam que ele nasceu de Maria pelo Espírito Santo.

7,7 Esta seita dos nazarenos pode ser encontrada em Bereia perto Coele-Síria, na Decápole perto de Pela, e em Basanitis no lugar chamado Cocabe - Kokhab em hebraico. (8) Pois que era o seu local de origem, uma vez que todos os discípulos tinham se estabelecido em Pela após a sua remoção de Jerusalém, Cristo tinha dito que abandonassem Jerusalém e retirar-se dela por causa do cerco que estava prestes a sofrer. E eles se estabeleceram em Pereia por este motivo e, como eu disse, viveram suas vidas lá. Foi a partir disso que a seita Nazarena teve sua origem.

8,1 Mas eles também estão errados por se vangloriar de circuncisão, e pessoas como eles ainda estão "debaixo de maldição", já que eles não podem cumprir a Lei. Pois como eles serão capazes de cumprir a disposição da Lei: "Três vezes por ano tu comparecerás perante o Senhor teu Deus, nas festas dos pães ázimos, Tabernáculos e Pentecostes" no local de Jerusalém? (2) Pois uma vez que o local é fechado, e as disposições da Lei não podem ser cumprida, deve ser claro para qualquer pessoa com bom senso de que Cristo veio para ser o cumpridor da Lei, não para destruir a Lei, mas para cumprir a Lei e para retirar a maldição que tinha sido proferida contra a transgressão da Lei. (3) Pois depois que Moisés tinha dado a todos os mandamentos ele veio para o final do livro e "incluiu a todos em uma maldição", dizendo: "Maldito aquele que não permanecer em todas as palavras que estão escritas neste livro para fazê-las."

8,4 Assim, Cristo veio para libertar o que havia sido acorrentado com os laços da maldição, concedendo-nos, no lugar dos mandamentos menores que não podem ser cumpridos, aqueles que são maiores e que não sejam incompatíveis com a conclusão da tarefa como os anteriores eram. (5) Por muitas vezes em todas as seitas, quando cheguei ao ponto, eu já expliquei em conexão com o shabbat, a circuncisão e o resto, como o Senhor concedeu-nos algo mais perfeito.

8,6 Mas como pode pessoas como estas ser defendidas, uma vez que não obedecem o Espírito Santo que disse através dos apóstolos para os gentios convertidos, "Suponha que não haja vantagem salvar as coisas necessárias, que vos abstenhais das sangue, e de coisas estranguladas, e da fornicação e de carnes sacrificadas aos ídolos? "(7) e como eles podem deixar de perder a graça de Deus, quando o santo apóstolo Paulo diz:: "Se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. . . quem de vocês fazem a glória na Lei caíram da graça".

9,1 Neste Seita também, minha breve discussão será suficiente. As pessoas de sua espécie são refutáveis de uma só vez e fácil de detectar e, em vez (de heréticos cristãos), são judeus e nada mais. (2) No entanto, para os judeus eles são inimigos por demais. Não só o povo judeu tem ódio contra eles, pois eles sequer levantam-se de madrugada, ao meio-dia, e à noite, três vezes por dia, quando eles recitam suas orações nas sinagogas, e amaldiçoam e os anatematizam, dizendo três vezes por dia "Deus amaldiçoe os Nazarenos ". (3) Pois eles abrigam um rancor contra eles, imagine, porque, apesar de sua origem judaica, pregam que Jesus é o Cristo, algo que é o oposto daqueles que ainda são judeus e não aceitaram Jesus.

9,4 Eles têm o Evangelho segundo Mateus em sua totalidade em hebraico. Pois é claro que eles ainda preservam este como foi originalmente escrito no alfabeto hebraico. Mas eu não sei se eles também retiraram as genealogias de Abraão até Cristo.

9,5 Mas agora que nós também detectamos esta seita como um inseto pungente que é pequeno, e ainda provoca dor com o seu veneno e ter esmagado com as palavras da verdade, vamos para a próxima, amados, orando pela ajuda de Deus.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Seu estudo menciona Jesus em varias partes
    abaixo a raiz da letra (J) como os nomes poderiam começar com J se a mesma foi inventada 1500 anos depois?
    Não só jesus
    mas
    Jose, João, Jó, Joel, Jeremias, Judas,Josué, Juízes,Jonas.
    ajudam a gente entender.


    História. O J foi originalmente uma versão alternativa à letra I. A distinção tornou-se evidente a partir da Idade Média. Pedro de la Ramée (c. 1515 – 26 de Agosto de 1572) foi o primeiro a distinguir explicitamente as letras I e J representando sons diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Oliveira isso não é um estudo é uma parte do que escreveu Epifanio de Salamina no seu livro Panarion (neste caso Panarion 29 - Trecho sobre os Nazarenos). Existem outros contra os Essenios etc. E como foi traduzido logo a Palavra Jesus também veio na tradução para dar entendimento ao que Epifanio escreveu.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado quem quer que tenha postado a resposta.

    Exatamente. O texto não é meu. É o Panarion 29, documento histórico.

    ResponderExcluir