segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Qual é a morada que Jesus fala em João 14?



Primeiro Jesus diz que a casa do Pai tem muitas moradas.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
João 14:2

Depois ele diz que estariamos nele e ele em nós.
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
João 14:20

Depois Jesus diz que ele e o Pai fariam morada naqueles que obedecem os mandamentos.
23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
João 14:23

Outros textos dão base para isto:
6 mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.
Hebreus 3:6

9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Romanos 8:9

16 Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?
1 Coríntios 3:16

9 Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,
10 e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.
Colossenses 2:9,10

17 que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor,
Efésios 3:17

48 mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
Atos 7:48

11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
Romanos 8:11

22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.
Efésios 2:22

5 Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme?
Tiago 4:5

Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
1 Coríntios 6:19

Portanto fica claro que Jesus se refere a nós. O lugar que ele prepara é o nosso homem celestial, também citado por Paulo. É a nossa versão "novo homem" santificada. É o templo que é edificado em nós.
49 Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial.
I Corintiios 15:49

Nenhum comentário:

Postar um comentário