sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Deus como Pai no Tanach (Antigo Testamento)

Seria um escandalo Yeshua (Jesus) afirmar que é o filho de Deus?

8 Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos.
Isaías 64:8

6 O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?
Malaquias 1:6

19 Mas eu dizia: Como te porei entre os filhos, e te darei a terra desejável, a excelente herança dos exércitos das nações? Mas eu disse: Tu me chamarás meu pai, e de mim não te desviarás.
Jeremias 3:19

6 Recompensais assim ao Senhor, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?
Deuteronômio 32:6

1 Filhos sois do SENHOR vosso Deus; não vos dareis golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto.
Deuteronômio 14:1

10 Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a aliança de nossos pais?
Malaquias 2:10

27 E veio um homem de Deus a Eli, e disse-lhe: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa de Faraó?
28 E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel por sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso, e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel.
1 Samuel 2:27,28

26 Ele me chamará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação.
27 Também o farei meu primogênito mais elevado do que os reis da terra.
Salmos 89:26,27

5 Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo.
Salmos 68:5

10 Todavia o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo.
Oséias 1:10

Por último, gostaria de acrescentar duas citações de um Midrash judaico (registro das tradições orais).

"Vocês são meus filhos", diz Deus, "quando aceitam meus encantos".
Rabba 7

Deus diz a Israel: 'Vocês são chamados meus filhos, mas você deve tomar minha lei como seu guia de vida'. É como se um príncipe pedisse a seu pai que desse a conhecer em todo o seu reino que ele é o filho do rei. O pai diz a ele: 'Vista-se de púrpura e coloque a sua tiara; então todos saberão que você é meu filho.
Rabba 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário