sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Uma ponte do Trinitarismo ao Unitarismo

Este texto é a divulgação de um livro de anotações que fiz ao longo dos últimos 3 anos, estudando a doutrina da trindade. É importante deixar registrado que um dia eu estava orando na minha casa, quando Deus disse que eu deveria conversar com um amigo, que ele tinha algo para me revelar. Pois então eu obedeci e a mensagem que este amigo me passou é que Deus é Um e que a trindade seria uma heresia. Um acréscimo. Um til ou um i a mais nas escrituras.

Eu fiquei inconformado com isso e resolvi investigar. Não podia acreditar. Isso era contrário a tudo que sempre acreditei e era parte da doutrina de um grupo religioso que na época eu abominava. Eu fiquei por muito tempo confuso se era Deus mesmo que havia falado comigo. E quanto mais eu procuro, mais encontro evidências que confirmam o que me foi revelado. Comecei investigando como trinitário ainda....porém diante de tantas evidências, hoje considero impossível crer na fórmula trinitarista.

Atenção! Este post está sendo construído e algumas partes estão desorganizadas ainda. Eu reuni ao longo dos anos mais de 100 textos que corroboram que Deus é Uno.


Quem é Deus?


Deus não é homem, nem filho do homem:
Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Números 23:19

Deus é Espirito:

24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".João 4:24
Deus é Invisível:
12 - Então o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma.
Deuteronômio 4:12 

 17 Ao Rei Eterno, ao Único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo sempre. Amém. 
I Timóteo 1:17  


Quem é Yeshua?


A imagem de Deus:
4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.2 Coríntios 4:4
O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Colossenses 1:15
Mas a imagem de Deus é o plano original para todo ser humano, como vemos em genesis:
26 Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.Gênesis 1:26,27

Yeshua é o Filho Unigenito, o Cordeiro Imaculado, o Messias, o Verbo, a Luz, Senhor, etc. Apesar de ser toda a razão de nossa existência a bíblia faz diferença entre ele e o Pai, e deixa claro que o Pai é Deus sozinho. O Pai criou os céus e a terra sozinho:
24 "Assim diz o Senhor, o seu redentor, que o formou no ventre: Eu sou o Senhor, que fiz todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo,Isaías 44:24
O que elimina uma trindade na criação. Frequentemente um argumento apresentado pelos trinitaristas é da palavra Elohim em Genesis 1:26. Porém NAASEH (o tal façamos) está no singular masculino e todo o restante do versículo. Porém mesmo que configure uma unidade composta, Elohim foi um título atribuido a Moisés em Exodo 7:1, também foi atribuido a juízes, profetas e anjos. Conforme Jesus mesmo reforça em João 10:34/Salmos 82:6.


Textos que evidenciam que o Pai sozinho é o único Deus


Creiam em Deus e em Yeshua:
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.João 14:1

Deus é Deus de Yeshua:
17 Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;Efésios 1:17
Yeshua diz que o Pai é o único Deus verdadeiro:
3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.João 17:3

Deus é Um:
20 Contudo, o mediador representa mais de um; Deus, porém, é um.Gálatas 3:20

Há um só Deus e Pai de todos:
4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.Efésios 4:4-6

O Pai é maior que Yeshua:
28 "Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.João 14:28

Yeshua chama Deus de meu Deus:
17 Jesus disse: "Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês".João 20:17
Yeshua não veio dele mesmo, mas de Deus:
42 Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
João 8:42



Em apocalipse quando ele já estava glorificado chama novamente de meu Deus:
12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.Apocalipse 3:12

Yeshua se sujeitará ao Pai mesmo após glorificado:
22 Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.23 Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem.24 Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder.25 Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.26 O último inimigo a ser destruído é a morte.27 Porque ele "tudo sujeitou debaixo de seus pés". Ora, quando se diz que "tudo" lhe foi sujeito, fica claro que isso não inclui o próprio Deus, que tudo submeteu a Cristo.28 Quando, porém, tudo lhe estiver sujeito, então o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, a fim de que Deus seja tudo em todos.1 Coríntios 15:22-28


Salmos 8 confirma que Deus colocou tudo debaixo dos pés do filho do homem:
4 Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?5 Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.6 Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: Salmos 8:4-6


Glória dada a Deus por meio de Yeshua:
27 ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém.Romanos 16:27


Apenas Deus é bom:
18 Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.Marcos 10:18

Deus e o homem Jesus Cristo:
5 Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,I Timóteo 2:5


Há um único Deus, o Pai:
5 Pois mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra, ( como de fato há muitos "deuses" e muitos "senhores" ),6 para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.7 Contudo, nem todos têm esse conhecimento. Alguns, ainda habituados com os ídolos, comem esse alimento como se fosse um sacrifício idólatra; e como a consciência deles é fraca, esta fica contaminada.8 A comida, porém, não nos torna aceitáveis diante de Deus; não seremos piores se não comermos, nem melhores se comermos.9 Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos.1 Corintios 8:5-10

Quando lemos os pais apostólicos entendemos que na euforia que o evangelho causava no mundo todo, muitas misturas de crenças e idolatrias se misturavam a sã doutrina apostólica e começavam a pregar os maiores absurdos. Por isso Paulo diz que as pessoas ainda comem deste alimento como se fosse um sacrifício idólatra, pois misturavam as crenças idólatras com o evangelho. Mas o texto é mais do que claro. Há um só Deus, o Pai.



Textos Trinitários

A Palavra era Deus?
1 No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.2 Ela estava com Deus no princípio.João 1:1,2


No grego do Codex Sinaiticus:
1 Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ λόγος, καὶ ὁ λόγος ἦν πρὸς τὸν θεόν, καὶ θεὸς ἦν ὁ λόγος. 2 οὗτος ἦν ἐν ἀρχῇ πρὸς τὸν θεόν.
Vemos que Deus era o Verbo, Teos era o Logos, e não o contrário. O que faz bastante diferença, pois Deus é tudo em todos. Aqui a justificativa dos trinitários é que o fato de Logos estar no nominativo ele permite a inversão. Acontece que Teos também está no nominativo, e o fato de permitir a inversão não significa que é obrigatória esta inversão. E se não é obrigatória, o critério para o tradutor deveria ser a coerência com os demais textos. Como vemos nos textos acima, Deus é o Pai em todos os outros textos da bíblia. Logo, fica nítido que a tradução correta seria "Deus era o Verbo".

[Vou colocar os textos de I João 5:7 e 20, 2 Pedro 1:1, Filipenses 2:6, Colossenses 2:9 com estudo detalhado inclusive do grego]

Yeshua se estende a nós

Em Cristo habita toda a plenitude da divindade:
9 Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,Colossenses 2:9
Para que habite também em nós:
10 e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.Colossenses 2:10
Jesus perdoava pecados:
20 Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: "Homem, os seus pecados estão perdoados". 21 Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: "Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? " 22 Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, perguntou: "Por que vocês estão pensando assim? 23 Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’? 24 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados" — disse ao paralítico — "eu lhe digo: levante-se, pegue a sua maca e vá para casa". 25 Imediatamente ele se levantou na frente deles, pegou a maca em que estivera deitado e foi para casa louvando a Deus. Lucas 5:20-25
O próprio texto diz que o filho do homem tem autoridade na terra para perdoar pecados, nós também somos filhos do homem. Mas para não deixar dúvidas, o texbo abaixo Yeshua da isto como ordem e dom aos apóstolos:
22 E com isso, soprou sobre eles e disse: "Recebam o Espírito Santo. 23 Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados". João 20:22,23
Paulo alega que podemos chegar ao nível de conhecimento e maturidade de Cristo:
13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.Efésios 4:13


Quem é o Espirito Santo?


O Espirito Santo claramente é o próprio Deus. A bíblia deixa claro isso de várias formas e vamos aborda-las aqui.

11 E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.Romanos 8:11

17 ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.18 Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.Atos 2:17-18
O Espirito Santo também é Pai:
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. 16 O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.Romanos 8:15




O Espirito Santo é o Pai

Deus é Pai da Consolação:
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; 4 Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. 2 Coríntios 1:3-4
Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito. 2 Coríntios 7:6
E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, 2 Tessalonicenses 2:16
Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo. 2 Coríntios 1:5


Nos consola para que também possamos ser um outro consolador:


Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.
2 Coríntios 1:4


Textos que ainda detalharei:

2 Pedro 1:1 - Sinaiticus nao tem a palavra Theos

Tito 2:13 no grego está a aparencia gloriosa de Deus, na Peshitta também


Um comentário:

  1. Parabéns pelo conteúdo, estou acompanhando e estudando sobre o assunto. Está me ajudando muito essas informações, vou aguarda as próximas informações, abraços, att.

    ResponderExcluir