segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Perdendo uma visão!

A igreja primitiva surgiu dentro de uma concepção de mudanças e auxilio as necessidades humanas. Ela era auxiliadora justamente porque possui em seu meio pessoas pobres, viúvas e órfãos. Ela era auxiliadora, porque haviam escravos e doentes.
Ela surgiu dentro de uma idéia da qual eu não posso e não quero viver sem o outro. Ela gerou em suas entranhas a sensação de ser incompleto sem o meu irmão.
Essa caracteristica auxiliadora vem na verdade lá do judaísmo, porque já na época dos antepassados hebraicos, o povo deveria dar de comer aos pobres, viúvas e órfãos.
A igreja Cristã infelizmente com sua institucionalização e conformatização a sociedade, aos poucos foi deixando de ser unidade para ser entidade. Com isso, foi se tornanda instituição religiosa preocupada com o espírito humano, e negligenciando para o governo a preocupação com as necessidades básicas (educação, alimentação e habitação).
Hoje as igrejas evangélicas*(1) são distantes de uma visão focada no ser humano por completo, as igrejas católicas utilizam de um assistencialismo descompessado (dando de comer, mas não dando como buscar comer por si próprio) e as igrejas protestantes*(1), ensaiam uma tentativa de fazer algo, mas se engessam por causa de suas constituições e legislações.
Será que ainda não houve o entendimento que nós devemos re-humanizar o homem e integralizar nossa visão?
Será que esquecemos de olhar para Jesus e ver que o verdadeiro ser homem estava ali?
Esquecemos de ver que Jesus foi o Homem perfeito, homem que Adão, eu e você não somos?
Esquecemos de usar Jesus como foco para mudar as vidas, e mudar nossas vidas, se preocupando com a a dignidade humana, a pureza do espírito e a coerência da alma?
Na verdade esquecemos que estamos no mundo porque somos embaixadores de Cristo, e aqui devemos mudar o mundo, olhar para nossa verdadeira morada (que é Deus), e tentar levar o máximo de gente para o lugar onde devemos estar. DEUS o supremo LUGAR*(2)!

*(1). Foram separadas igrejas evangélicas como as igrejas pentecostais e neopentecostais e protestantes como as tradicionais, meramente para separar as atitudes em questão a cosmovisão. Isso não significa que os dois não atuem juntos.

*(2). É utilizada uma visão de Deus como lugar numa concepção de somente nEle podemos nos mover, e não há para onde ir sem que Ele esteja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário