sexta-feira, 24 de julho de 2015

Jesus a boa nova



Já se fez perguntas a respeito de conflitos entre a lei e a graça?

Alguns dizem:
Se a graça me basta, então eu estou livre para pecar?

Muito de nossa busca pela espiritualidade e pelo que é Divino envolve o nosso próprio ego. Muitas vezes buscamos a Deus, não por crer de fato nEle, mas por querermos descobrir segredos que nos diferenciará dos outros humanos. Queremos estar acima de todos. Queremos ser melhores do que todos. Este é um velho erro da natureza caída. Na verdade esta é a própria queda humana. O ego. O sentimento de querer tirar proveito. O sentimento de querer definir pela nossa razão o que é certo e o que é errado. O desejo de tomar o lugar de Deus. O anseio por ser maior e melhor, que geralmente culmina com a humilhação de nossos "oponentes". Queremos estar por cima para humilhar o nosso próximo. Acreditando que isso nos trará satisfação e preencherá o nosso vazio interior.

Com a graça não é diferente. Ao sabermos que podemos tudo em Deus, queremos usar deste artificio para pecar, destruir, aniquilar, beber do sangue do nosso próximo. O mundo é mau e exige sacrifícios exatamente pela nossa maldade, incrustada em nosso ser. Usamos o pouco conhecimento que adquirimos de Deus para barganhar com Ele a licença para sermos maus.

O que aprendi na minha caminhada é que a graça de Deus é exatamente o que nos faz entender que somos iguais diante dEle. A graça abre as portas dos céus ao religioso obcecado pela lei e ao adúltero que se prostitui e idolatra a própria carne. A graça não é ofensiva a nossa vontade. Ao mesmo tempo que abre este leque de liberdade para todo o ser humano, é necessário a nossa compreensão e decisão diante do caminho que nos foi aberto. E esta decisão é que torna ele estreito. É estreito porque a nós é muito difícil optar por algo que não nos engrandece, não nos traz benefício material e imediato. Requer muita fé optar por algo em que o benefício é invisível e transcendental.

Quando falamos sobre a graça de Deus, temos que fazer o paralelo imediato sobre a pessoa de Jesus. Jesus é o Religare. Religare é a palavra em latim de onde deriva a palavra "religião". O significado dela é religar o relacionamento perdido entre o homem e Deus. Quando o homem caiu, se distanciou do conhecimento e do relacionamento que tinha com Deus. A humanidade então perdeu-se em seu próprio "eu". Jesus é a própria graça de Deus. Jesus é o Messias que vem até nós para nos mostrar que é possível ao homem conhecer novamente a Deus. Jesus quebra todas as correntes que nos escraviza. Jesus nos mostra que não existe nada que possa nos impedir de falarmos diretamente com Deus. Qualquer doutrina que coloque preços para falar com Deus é diabólica. Não existe preço para ser pago por nós. Você pode neste exato instante ter feito qualquer "delito espiritual" e ainda assim a porta espiritual da graça de Deus está diante de ti. Você pode falar com Deus agora mesmo. Jesus permite que cegos, paralíticos, prostitutas, políticos, adúlteros, leprosos, ricos e pobres possam experimentar Deus.

Portanto a graça não é o aval para pecar, mas é a realidade de que mesmo pecando você pode sentir e falar com Deus. Você não está impedido de falar com Ele só porque pecou. Não existe hábito humano que nos torne mais santos. Não precisa existir vergonha no seu coração de falar com Deus. Não precisa existir medo de falar com Deus. Não deixe para amanhã, não espere suas atitudes estarem mais santas, pois de fato nunca estarão o suficiente para que se sinta aceito por Ele. Não é a sua atitude que faz Deus te aceitar mais, mas sim a graça dEle. Porém aos que decide falar com Deus, Ele mesmo promete que voltará seus ouvidos aos que o buscam genuinamente. Se você o buscar para humilhar seu irmão, logicamente não será ouvido. Se você o buscar para se sentir melhor do que seu próximo, será completamente ignorado.

Mas dentro deste raciocínio é importante entender que a lei não é má como alguns também pregam. A lei não é errada por causa da graça, muito pelo contrário. O cumprimento da lei de Deus é o resultado inevitável da ação da graça de Deus em sua vida. Não como imposição e nem da noite para o dia. Mas naturalmente, ao se aproximar de Deus através de Cristo (graça), você começa a considerar impossível não praticar a lei, pois não encontrará mais o sabor no pecado. Jesus representa não só a graça, mas também a lei. Ele é o próprio cumprimento da lei. Ele é o caminho entre a graça e a lei. A graça nos faz romper a barreira da aceitação e nos direciona para a lei. Nos santifica e nos transforma.

Este caminho entre a graça e a lei é Jesus, é o Religare. E ele só pode ser percorrido quando o seu ego é deixado de lado. Quando você conseguir em algum momento tomar a sua cruz, matar o seu eu e seguir a Cristo, permitirá que Deus te de nova vida. Te de a Vida Verdadeira. Perca a sua vida e irá encontra-la em Cristo. O caminho é estreito, pois ele envolve enfrentar o maior medo do homem. A morte. A morte do seu ego. Deixe que o amor a Deus tire este medo da morte do seu coração e da sua mente. A morte é inevitável, mas a ressurreição é fruto de uma escolha. A escolha de ser mártir. A escolha de entregar sua vida a Deus tem como prêmio a ressurreição. Não existe prática humana que possa garantir este direito, senão a entrega de sua vida a Cristo.

Esta é a boa nova. Que todos nós podemos conhecer novamente a Deus. Este é o desejo de Deus.
Oséias 6:6

Que a graça e a paz de Deus esteja com todos.

Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário