sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A educação cristã

Graças a Deus, tenho aprendido conceitos que creio serem fundamentais para a criação de um filho, antes mesmo de ter a oportunidade de ser pai. Aliás não vejo a hora de ser! Mas como saber criar uma criança sem ser pai? Simples, pois, o conceito não é de como criar uma criança, mas é existencial. Quem somos? O que somos? Como podemos viver? Como deveríamos viver? Porque devemos viver?

Todas essas perguntas sondam nossa mente ao longo de nossa vida. Uma criança cresce com essas mesmas questões dês do seu nascimento.

Quando chega na fase dos "porques", se deixarmos a criança faz 200 perguntas por dia, o que a sonda é exatamente esta questão existencial. Eu sou uma criatura nova neste mundo, minha percepção sobre tudo ainda é mínima e estou querendo entender tudo isso que está acontecendo.

Sem percebermos o cristianismo responde a tudo isso, porém muitas vezes não percebemos. Ou então percebemos, mas não conseguimos fazer o "link" com a prática do dia a dia. Talvez porque nossos ensinamentos estão muito mais na esfera do que fazer, e não do porque. Quando se tenta ensinar a prática, não praticamos, pois não tem sentido uma prática sem a essência. Quando ensinamos a essência, a prática se torna consequência natural e imediata. Nos ensinam muito mais sobre o dia a dia do que as essências dessa vida. Não conseguimos colocar nada em prática, e transformamos o ensinamento corriqueiro em filosofia, na tentativa de torná-lo essência.

Vamos então falar de essência. Deus é soberano certo? Deus sabe todas as coisas, Ele cuida de nós, Ele nos deu o dom da vida e sua graça nos permite aproveitar a vida que Ele nos deu. Graça, falando bem por cima, é favor imerecido. Se podemos cantar bem, é porque Deus nos deu a graça de poder cantar. Se podemos amar,  aconselhar, ajudar alguém, correr, sorrir, mergulhar, agradar, acariciar, descansar e realizar é porque Deus também nos deu estas graças. Favor imerecido. Sem Deus não teríamos condições de fazer nada bom, pois, nada do que o homem faz que vem de si mesmo é bom.

Porém, nossa visão humana, e que sonda também nossas igrejas é que somos autossuficientes, que nossos ensinamentos e tradições são sólidas, verdadeiras e eficazes. Por isso, apesar de sabermos sobre a soberania, a graça e autoridade Divina, invertemos o papel totalmente.

Nós não mandamos em nada, não temos autoridade de nada, não temos razão por sermos mais velhos e não temos conhecimento o suficiente ensinar nada como sendo certo, não temos a última palavra! Quem manda é Deus, quem ensina é Deus, quem tem autoridade é Deus. Cabe aos adultos apenas cuidar, andar junto e apresentar Deus e sua criação. Por mais que pense ter controle sobre aquela vida, você não tem. É por isso que tem muito órfão que é mais educado que filhinho de papai.

A educação parte do princípio do conhecimento de quem somos diante de Deus. Se a bíblia diz que sem Deus somos vermes, então somos vermes. E como eu ensino um verme a não ser tão verminoso? Simples, mostre Deus, pois é sem Ele que somos vermes.

Palavras como: "eu posso porque eu sou seu pai", "quem manda aqui sou eu" e "esta é a minha casa", são características de quem não reconhece que sua vida é presente de Deus. Sua casa é presente de Deus, quem manda é Deus e enquanto você não reconhecer isto, terá graves problemas e incrível que estas atitudes nossas contaminaram a igreja. Isto é graça, e quem recebe da graça divina, deve dividir e não contar vantagem e gabar-se pelo que tem/é/faz.

Eu mando aqui porque SOU SEU pastor! Na MINHA IGREJA isso não acontece! A MINHA igreja é MELHORque a sua! O que eu FALO (prego) É VERDADE e você NÃO PODE QUESTIONAR, pois, quem sabe da bíblia sou eu. Enfim! Temos tantos exemplos, que com certeza algum deles você identificou em algum ponto/lugar/pessoa/você.

No nosso pensamento de que um filho deve apenas aprender, acabamos não ouvindo eles, não nos importamos com o que pensam, percebem, descobrem. O que importa é que sabemos mais (apenas na nossa teoria idiotesca).

O conceito de soberania e graça Divina, trazem uma essência, que se compreendida, naturalmente nosso dia a dia é moldado a vontade de Deus. Você nunca terá poder de educar um filho conforme sua vontade, assim como não poderá fazer isso com um estagiário na empresa, não poderá fazer isso com um fiel da igreja. Todos sairão do que você pensa ser o correto. Dependendo do seu grau de arrogância, ficará criticando ao ver um funcionário fazer seu trabalho, melhor do que você, ou criará um enorme caos em seu lar, quando seu filho que deveria ser advogado como você, decidiu ser músico.

Um bom educador, é aquele que dá espaço para a graça de Deus ser manifesta. Se seu filho/estagiário/fiel/ discípulo, descobre um dom (uma graça), permita-o desenvolver isto. Agradeça a Deus por isso, pois, a beleza da educação é descobrir Deus nas pessoas que nos rodeiam. De fato, não temos o controle sobre nada, apenas apresentamos o mundo como Deus criou, apresentamos a lei e a graça de Deus, e ai sentamos e assistimos de camarote o desenrolar dessa história. A sua escolha é se você vai fazer isto tentando tomar o controle da situação, tentando ser o soberano do subalterno, ou se você irá andar junto e aprender junto, naquela doce ilusão de que somos capazes de ensinar algo.

Que Deus tenha misericórdia de nós.

Carlos Zillner

Nenhum comentário:

Postar um comentário