sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Deitar-me faz em pastos verdejantes

Como alguns sabem, estou passando 15 dias de férias e festas em Itaúna - MG. Este lugar tem um significado na minha vida, no mínimo transcendental.

Conheci Itaúna em 2001 através de uma família que conheci num chat cristão. É uma cidade pequena, que não tem nada de turístico, aliás não tem nada de nada. Meu propósito em vir aqui era simplesmente conhecer esta família com quem eu tinha longas conversas pela internet. Claro que inconscientemente, eu também buscava um refugio, longe de São Paulo.

Foi aqui que Deus começou a mudar minha vida, eu estava em depressão, na época fazia faculdade de teologia, e pensava que seria pastor. Tinha todos os vícios religiosos protestantes possíveis. Em 2003 por estar em depressão profunda, decidi passar 1 mes viajando para refrescar a cabeça. Passei este 1 mes em Itaúna, quando decidi morar aqui. Prolongando meu tempo na cidade por mais 1 mês, quando procurei emprego e lugar para morar. No dia 2 de janeiro de 2004 estava aqui com mala e tudo (que era muito pouco).

Me lembro da primeira noite que passei aqui, eu me deitei, comecei a chorar e disse a Deus que eu estava cansado de todas as pressões que eu tinha em minha vida, cansado das cobranças, cansado dos relacionamentos que não davam certo e cansado da religiosidade que me esganava com seus "nãos" ameaçadores.

Naquela noite eu disse a Deus que queria esquecer tudo o que havia aprendido na igreja, e que queria conhece-lo como Ele realmente é. Deus já estava usando  o tempo que passava aqui como instrumento de cura, mas este dia foi um marco de minha entrega a Ele. Se hoje penso e vivo de forma diferente, é porque um dia tive este refugio, tive esta entrega, minha vida foi transformada, ou melhor entrou no status "Reforma Constante".

Imagine que tudo que eu precisava para corrigir meus principais traumas e disturbios, encontrei nesta cidade. Uma pessoa com baixissima auto estima, vem para uma cidade onde as pessoas se relacionam como grandes amigos des do primeiro instante que se conhecem. Aqui as pessoas valorizam uma simples conversa sentadas na calçada. Eu me achava muito feio e chato, e em Itaúna ocorre um fato muito curioso. Me parece que falta homem por aqui, pois, são elas que vem atrás em muitas ocasiões. Alguns maliciosos podem ver isto como algo de se tirar proveito, para mim foi motivo de cura.

Aqui eu passei fome, aqui eu tive de sustentar minha própria casa, aqui eu tive de viver com um punhado de roupas e um colchão no chão por 3 meses. Aqui vivi com 60 reais por mes, mas aqui passei tudo isso com muita alegria, por estar pela primeira vez cuidando da minha vida, como algo que realmente merece atenção e é só meu.

Acho que até hoje só uma pessoa entendeu exatamente o que fiz, que foi meu avô, o qual tenho lembrado muito nos últimos dias. Ele me dizia que eu estava fazendo o que ele fez na mesma idade, quando veio para o Brasil fugindo da guerra.

Itaúna é o lugar onde encontro conforto espiritual e mental. Aqui tenho meus pastos verdejantes, Deus guia me mansamente por águas tranquilas quando estou neste lugar.

Acredito que de alguma forma cada um de nós tenha isto. Talvez não um lugar, mas atividades em que sua alma descanse. Talvez você não tenha um lugar por falta de coragem de fazer uma loucura como eu fiz, de vir para uma cidade que eu não conhecia a 600km de distância. A mágica de Itaúna não é de sua própria posse. Este lugar se tornou mágico em minha vida pelo que me propus a fazer aqui, e pelo que Deus fez em mim estando aqui.

A mensagem que deixo é que você se proponha a ter uma Itaúna em sua vida, que você tenha um lugar para conhecer a Deus independente de todo credo, tradição ou paradigmas. Onde Deus possa lhe dizer que é algo que você não espera. Onde você possa ter tranquilidade e segurança neste descobrir de Deus. Onde você não tenha certeza do futuro, mas saiba que seja lá como for, está sendo cuidado por Deus. Principalmente, onde você possa dar um "pause" na sua vida, reorganizar os arquivos da sua mente e seguir a vida a partir dali de forma leve e com verdadeiro prazer de viver.

Feliz 2011

Graça e Paz
Carlos Zillner

2 comentários:

  1. é estranho como muitas vezes o isolamento é capaz de nos revitalizar...
    A solidão muitas vezes é uma grande amiga, em outras é a única...
    Q Deus esteja com vc ai em Itaúna... q este seja um momento restaurador para vc...

    Danilo

    ResponderExcluir
  2. Isolamento nada... eu quase nunca deixava ele sozinho! hauhauhauahuah! Sei que vc faz o blog algo mais sério, mas não posso deixar de comentar que esse ano foi o melhor da minha vida. Queria ter te ajudado mais... Mas fico feliz que hoje vc esteja com uma vida melhor do que a que você tinha na pequena Itaúna!

    ResponderExcluir