sexta-feira, 10 de abril de 2009

A igreja de atos era institucionalizada?

No post O perigo da fé cega, o Isaque me deixou uma pergunta muito interessante:

olá Carlos. Muito legal seu ponto de vista. Estou comecando a acompanhar agora seu blog. posso?
Quando comecei a ler seu blog, me veio a pergunta: "você não acha que o livro de Atos nos aprensenta a igreja primitiva de alguma forma institucionalizada? fico pensando na ordenação dos diáconos (at.6.1-7), nas várias funçoes eclesiásticas (at.13.1), no sistema litúrgico ensinado por Paulo (1Co. 14.26-40), na ordenação de líderes para o corpo (Tt 1.5).... etc.

Gostei... muito boa pergunta. Vou colocar abaixo minha resposta, aqui com algumas detalhes a mais:

Opa... por favor, acompanhe. É muito bom saber que existem pessoas acompanhando, senão desanima...hehe. Além do que é bom debater, isto molda nossa opinião, consequentemente nossa vida.

Sim... de alguma forma sim. Não sou anti-instituição. Instituição no sentido puro da palavra é apenas uma forma de se organizar em sociedade. Mas nos dias de hoje ela é acompanhada por uma outra palavra: "burocratização".

Hoje para vc participar de certas comunidades, vc tem de passar por etapas e mais etapas, mostrar q vc é um super-humano, só assim vc terá acesso ao santo dos santos.

Mas...voltando para atos. Deixo uma ou algumas perguntas para vc pensar:
  •  A igreja de Jesus era a mesma dos apóstolos? 
  • A institucionalização (maneira de se organizar) teve diferença após o pentecostes?
Agora uma outra pergunta que eu acho fantástica: 
  • A institucionalização está nos atos relatados no novo testamento, ou na nossa maneira de interpretar?
Por exemplo... a santa ceia, por Jesus era comunhão, nas nossas mãos virou ritual (e pra piorar, sem comunhão).

O dízimo no antigo testamento era sustento da casa de Deus. No novo testamento, sustento da comunidade. Nós transformamos em ritual (sacralizando) e voltamos para o antigo testamento, sustentando a casa de Deus (e seus poderosos sacerdotes) e não mais o corpo. Onde foi parar o tal do sacerdócio universal?

Percebe como nossa carga religiosa deturpa a bíblia? Da mesma forma comento os textos que deixou:

At 6:1-7 - A ordenação de diáconos era para dar suporte a viúvas e necessecitados em meio aos discípulos. Nós transformamos em seguranças do templo.

At 13-1 - No novo testamento, cada um tinha funções para mantimento da comunidade, visando crescimento espiritual e prática dos ensinamentos de Cristo no dia a dia. Transformamos isto também. Pegamos todas as funções eclesiásticas e dissemos que pagariamos uma pessoa para cumpri-las. Colocamos o nome desta pessoa de pastor, o reverenciamos, e o pedimos para exercer tais funções para mantimento de nossa religiosidade aos domingos. Por desencargo de consciencia pensamos estar agindo como igreja e sendo cristãos pois pagamos alguém para viver em Cristo por nós.

1Co.26-40 - Paulo não faz um sistema liturgico, ele ensina que apesar da liberdade que temos em Cristo devemos ter medidas para que a manifestação seja de fato Divina. O relato de Paulo é um alerta para temos ordem quando reunidos. Pelos neo-pentecostais, isto não foi transformado, foi ignorado. Pelos protestantes foi transformado em sagrado onde os cultos passam a ter roteiro imutável e nós é que direcionamos (ou tentamos) o Espírito Santo para onde ele deve soprar.

Tt 1.5 - Sobre este texto é até desanimador comentar. Nós estamos extremamente longe de o fazer. Primeiro porque ordenamos presbíteros que são santos aos domingos. De segunda a sexta o cara bate na mulher, tem filho drogado, tem amante, rouba do caixa da empresa. Isto infelizmente porque não vivemos juntos, não somos comunidade, com excessão dos domingos. Por isto nosso conceito de integridade é baseado na imagem e não no viver. Em tito é pedido que sejam ordenados pessoas para organizar comunidades, transformamos isto em pessoas que tem poder e hierarquiazamos o corpo de Cristo. Sendo que na bíblia vemos apenas uma hierarquia de poder, Cristo é o cabeça, o resto é corpo.

Cada vez pedindo mais por misericórdia
Carlos Zillner

6 comentários:

  1. Olá Carlos!
    Obrigado pelas suas respostas.
    Tenho algumas posições bem divergentes das suas, mas como você mesmo disse é bom estar sempre debatendo as idéias.
    um abraço!
    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Opa, então por favor... exponha o que pensa. Só temos a oportunidade de mudar de opinião quando pensamos em outras possibilidades, e não existe melhor forma de pensar em outra possibilidade senão quando somos apresentados a ela.

    Muita coisa que escrevi nesta respostas está nas entrelinhas... pretendo dedicar outros posts sobre isso, mas quem sabe vc não me impede de falar mais asneira hehe.

    Um post que já ta no gatilho aqui é sobre o dízimo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ter opiniões divergentes, não classifico as suas como asneiras, de forma alguma. Pelo contrário, levo bastante todas em consideração. A prova disso é que estou acompanhando seu blog.
    Sou professor de Teologia e Línguas originais, e minha experiencia dentro de alguns seminários (como aluno e professor) me ensionou bastante a ouvir pessoas de opinioes contrárias.
    Eu concordo quando você diz que a Igreja tem tomado algumas direções erradas - também tenho uma postura crítica ao Neopentecostalismo, à institucionalização da igreja (no sentido de "empresarialização" - perdoe o neologismo). Mas ainda assim eu creio no ofício pastoral (quando é exercido dentro dos requisitos estabeliciodos em 1Tm 3.1-7; Tt 1.6-9), creio que o pastor pode ser (bem)remunerado (1Tm 5.17), creio que a Igreja iniciada pelos apóstolos é a verdadeira Igreja de Cristo. Caso contrário, Paulo (junto com os demais apóstolos) estaria mentindo em 1Co 11.23 "porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei". Mas creio que o colégio apostólico foi só um. Aqueles 12 homems que Jesus treinou (contando o desvio de Judas e a entrada de Paulo para o grupo).
    Concordo com você que transformamos o diácono em uma espécie de "porteiro", mas também creio que o diaconato seja ofício bíblico para da igreja (Fp 1.1).
    Creio numa hierarquia bíblica que tem Cristo Jesus como o cabeça, mas também envolve a lideraça de bispos, presbiteros, pastores, anciãos e diáconos.
    Acho que consegui resumir bastante por aqui.
    Um abraço pra você!
    Juntos pelo Reino,
    Isaque.

    ResponderExcluir
  4. Opa... eu disse asneira me diminuindo propositalmente, em tom de brincadeira. hehe, nem se preocupe com isto. Brincando mas consciente de que posso realmente estar falando muita besteira.

    Agora sobre o que você comentou...fechou, eu concordo com tudo que você disse. Creio no diaconato, no pastorado... desde que de fato sejam diáconos e pastores. Não sou contra organização, sou contra manipulação e detenção de poder.

    O pastorado é bíblico e pode ser remunerado, desde que seja pastorado, lembrando que pastores são os que auxiliam e aconselham espiritualmente famílias. Isso não implica em ter o dom de administração, de louvor, de comunicação, nem mesmo de liderança. O pastorado deveria ser exercido por quem tem muito amor e cuidado pelas pessoas.

    A igreja onde tenho frequentado por exemplo, tem 2 "pastores". Um deles é um ótimo comunicador, o outro um ótimo administrador. Mas o rebanho pode passar pelo problema que for, não terão acompanhamento algum, pois são administradores e comunicadores.

    Inclusive no comecinho do blog eu coloquei um post sobre isto.

    Mudando de assunto... legal saber que você dá aulas. É em São Paulo? Gostaria muito de participar alguma aula e conhecer o seminário.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos!
    Não, não é em são paulo.
    Pertenço ao corpo docente do Seminário Evangélico do Betel Brasileiro em Santo André. Sou professor (e amigo) do Samuel (teologicos.com).
    No momento não estou dando aulas naquela escola pois estou me preparando para um mestrado em teologia do AT pelo Dallas Theological Seminary.
    Mas se você tiver interesse em visitar o seminário, fale comigo ou com o Samuel.
    Um abraço.
    Juntos pelo Reino,
    Isaque.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom também sou um cristão genuinamente consciente do que é ser igreja bíblica e igreja instituição.
    E conheço bem de perto essas burocracias e as ditaduras eclesiásticas denominacionais.
    Pois o sistema religioso contemporâneo,mudaram os conceitos e inverteram os valores do cristianismo.

    ResponderExcluir