sexta-feira, 24 de abril de 2009

Dois pesos e duas medidas de uma nação cristã



Os E.U.A. são a maior nação protestante do mundo. O que também deveria significar ser a maior nação cristã do mundo. Ser cristão, naturalmente significa imitar a Cristo, e agir como ele. Porém, nossos amigos colecionam maus exemplos para o mundo. O governo de George W. Bush, talvez tenha sido o maior deles.

Numa busca incansável pela captura do ex-ditador Saddam Hussein, os tribunais americanos o condenaram a pena de morte. Enforcado em praça pública, Saddam respondia a acusações de atrocidades exercidas pelo seu governo. Em décadas de poder, atribue-se (sem medo de somar) cerca de 2 milhões de mortes ao império de Saddam. Em 5 anos de guerra, atribue-se (novamente sem medo de somar) cerca de 800 mil mortes ao império de Bush.

Qual a diferença entre os dois? A diferença é que Saddam foi enforcado em praça pública, Bush está vivinho e feliz. O crime é o mesmo, só parece que a nação cristã aprendeu a perdoar apenas aos que são americanos. Nada que eu possa apontar muito o dedo, todos nós perdoamos os nossos próprios erros, mas socamos e matamos os que pecam contra nós.

Mas então qual a diferença entre nós que pecamos da mesma forma todos os dias? A diferença é que não temos um botão que lança bombas atômicas. O que significa que não podemos colocar no poder pessoas que não consigam praticar o amor ao próximo. A diferença é que matamos as pessoas no nosso pensamento, nos irando contra elas... e apesar de também ser errado, existe uma enorme diferença entre pensar e fazer.

Pois então... o que notícias como esta mudarão em nossas vidas? Será que teremos mais consciência de nossos atos? Será que algum dia, nós ocidentais veremos os povos arabes também como irmãos? Muita gente diz não entender o conflito do oriente médio, mas basta alguém falar que é muçulmano que já é excluído de nosso convívio. Faremos como Bush fez, tendo dois pesos e duas medidas, ou lutaremos por justiça para os dois lados?

Pedindo por muita misericórdia
Carlos Zillner

3 comentários:

  1. Olá Carlos!
    Creio que uma revisão deve ser feita no seu post. Os EUA foi responsável somente pela prisão de Hussein. A pena de morte foi decretada por um tribunal Iraquiano - tomando por base a jurisprudência Islâmica (o que nada a ver tem com o sistema jurídico norte-americado).
    A corte militar (representação jurídica dos EUA) que está nos iraque até hoje, não teve participação no julgamento de Hussein.
    Abraço.
    Juntos pelo Reino,
    Isaque.

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa que esqueci de comentar no outro comentário: Hussein não foi enforcado em praça pública. Foi uma sessão fechada. Porém, foi a público a cena do seu enforcamento porque um dos participantes desta sessão gravou com um celular e pouco tempo depois o vídeo já estava em todas as tvs do mundo, espalhando-se mais ainda através do youtube.
    http://www.youtube.com/watch?v=AfJrZSRj-fE
    abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Isaque!

    Essa do tribunal iraquiano eu sabia, mas permita-me não acreditar.

    Não acredito que os EUA foram lá, vasculharam o iraque inteiro, caçaram o Saddam q nem um porco, capturaram, trouxeram pros EUA, interrogaram, levaram pro iraque denovo e deixaram um tribunal iraquiano julgá-lo.

    Essa história pra mim não cola. Pra mim eles armaram o teatro e contrataram os atores iraquianos, pra ninguém perceber que a peça era americana.

    Sobre o enforcamento, realmente eu me esqueci que foi sessão fechada.

    Abraço

    ResponderExcluir