segunda-feira, 9 de março de 2009

Padre excomunga responsáveis pelo aborto de menina estuprada, e vaticano apoia



Não é novidade para ninguém que a igreja se desviou dos propósitos deixados por Jesus Cristo. Os próprios católicos reconhecem que a inquisição, a venda de indulgencias e as cruzadas encenaram um período obscuro da igreja. Porém eu creio que assumir graves erros, não isenta a igreja dos erros mais leves que ela insiste em praticar até hoje.

Também não é novidade para os que leêm meus posts, e os que andam comigo, que penso que a igreja tem sua organização eclesiástica totalmente deturpada. Neste caso temos mais uma demonstração disso, que coloco em questão para que pensemos nos rumos que devemos seguir.

O Padre, Arcebispo e voz de deus na terra Dom José Cardoso Sobrinho, anunciou a excomunhão da mãe e dos médicos, por terem realizado um aborto numa menina de 9 anos que havia sido estuprada pelo pai. Outro detalhe é que a menina corria risco de vida, primeiro pela idade, segundo pela complicação por serem gemeos.

O álibi de José Cardoso, ou Arcebispo Dom José Cardoso para os que gostam de títulos de poder, é que a lei do homem não deve contrariar a lei de deus. Não sei que deus é este a que ele se refere, mas o Deus da bíblia se revela como sendo amor. A lei do homem realmente contraria a lei de Deus. Contraria todos os dias, ao permitir que seres humanos tenham condições de vida que favorecem a doença mental e sexual. Doença de vítimas que vitimizam como o pai desta criança.

A igreja católica inclusive proporciona este marketing sexual liberando o povo para usufruir da putaria (com o perdão dos que se escandalizam) no carnaval.

Mas a grande questão é, que lei de Deus foi contrariada? Deus está de que lado? Será que Ele está de algum dos lados? Eu não sei responder por Ele, e nem me atrevo. Prefiro nem tomar muito partido, mas sei que o padre esta enganado em sua justificativa, e, se está enganado em sua justificativa, provavelmente é porque não tem um motivo justo para a excomunhão.

A lei que ele cita é da igreja católica, não a lei de Deus. Primeiro porque a lei de Deus é o amor, Jesus deixa bem claro isso em Mt 5:43-45: "Vocês ouviram o que foi dito: Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está no céu". Segundo porque Deus não se revelou ao padre dizendo que o que foi feito, é contra a lei de Deus.

A igreja pensa ser detentora das palavras de Deus, defende o sacerdócio do antigo testamento, julga e condena as pessoas em nome de seu poder, dizendo ser em nome de Deus. Demonstra autoridade para que lhe reconheçam como instituição divina, nem que a autoridade imposta não seja divina. Provavelmente apenas mais um recurso para aparecer em jornais do mundo todo.

Estamos num ciclo de abusos, um ciclo de pecados, além de ter um quadro de terror como o acontecimento do abuso do pai, esta menina ainda crescerá distante do convivio entre cristãos, pois o "líder" de alguns cristãos disse que seus responsáveis não eram dignos de conviver entre cristãos.

Como Deus usa até jumento para falar com os homens, temos como palavra mais sábia dessa história, as palavras do nosso querido presidente lula:



Que Deus tenha misericórdia de nós
Carlos Zillner

18 comentários:

  1. "A lei do homem realmente contraria a lei de Deus. Contraria todos os dias, ao permitir que seres humanos tenham condições de vida que favorecem a doença mental e sexual. Doença de vítimas que vitimizam como o pai desta criança."

    Essa é uma afirmação complicada de se fazer, não podemos nós, homens, afirmar que a criança que iria nascer terá as doenças citadas acimas. Só Deus é quem sabe. E ainda se tiver essas doenças, a única coisa que essa criança/pessoa necessita na terra é da salvação mesmo que tenha problemas de qual tipo for durante sua vida toda. Assim acontece com pessoas que passam a vida toda em pecado, mas no fim da vida aceita a Jesus com sinceridade

    "Mas a grande questão é, que lei de Deus foi contrariada?"

    A lei de Deus que foi contrariada é: não matarás.

    Por fim, temos que levar em consideração os planos de Deus. E se essa criança que iria nascer fosse usadissíma por Deus? E se fosse uma pessoa correta no meio de impios? Que possuísse o Espírito de Deus de uma forma grandiosa com muita sabedoria?

    Abraço
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Legal seus comentários Marcelo, mas creio que nao me fiz ser bem compreendido. Me referi ao pai como "vítima que vitimiza".

    Sobre a lei contrariada, existe muitos argumentos que favorecem seu pensamento, e muitos que contrariam também.

    Por exemplo, quando será que a vida passa a existir no feto?

    Será que o não matarás neste caso servia para evitar o aborto ou a morte da menina de 9 anos?

    Sobre os planos de Deus, penso que nao cabe a nós discutir. Ele mesmo não discute muito os planos dele com nós, Ele apenas nos diz... vivam usufruindo de tudo que criei com sabedoria.

    Temos um costume muito erroneo de querer falar em nome de Deus e dos planos de Deus. Acho que cabe a Ele decidir, porém quando vemos algo entre nós como esta questão, cabe a nós decidir, pois o viver é responsabilidade nossa. Assim como construir uma sociedade descente.

    Falar sobre os planos de Deus, normalmente só nos da base para um discurso moralista e não para uma vida de amor.

    Aliás, gostaria de deixar bem claro que as "suposições" que fiz sobre o futuro da vida da menina, é a consequência natural da decisão do Padre. Estou apenas acusando mais um abuso, primeiro o do Pai, segundo o do Padre que excomungou seus responsáveis e que os motivou a se revoltarem contra Deus.

    Abraço e volte mais vezes ;-)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou contra o aborto, por qualquer que seja o motivo, acho que uma vida não pode ser penalizada pelos crimes do homens.

    Qual é o destino e as condições dessa criança na terra eu não sei, nem você, mas só Deus sabe. O ponto que importa e foi o que eu falei é a salvação, se o nome dessa pessoa está escrito no Livro da Vida, não importa quais as condições de vida dela, ela será salva !!! Assim como, se o nome de um rico que tem condições de vida ótima está escrito no Livro da Vida, também não importa quais as condições que ele viveu, mas sim a salvação.

    Carlos, você não pode afirmar que doenças são as consequencias naturais da decisão do Padre, você não sabe, nem eu, só Deus sabe o futuro da criança. Você só considerou os aspectos ruins que poderia acontecer se a criança nascesse, e os aspectos bons como a salvação, a vida em comunhão, o ensino da Palavra e outras coisas que essa criança e futuramente adulta poderia ter sendo guiada e usada por Deus, voce não considerou

    Creio que a vida passa a existir no feto no momenta da fecundação do espermatozoide com o ovulo. Especialistas no assunto poderia dizer melhor

    Abraço
    Marcelo
    *Eu trabalho com a Ariane, ela me passou o seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá novamente Marcelo,

    Com certeza só Deus sabe.

    Sabemos que Deus criou o mundo e deixou leis naturais. C.S. Lewis fala disso no livro "Cristianismo Puro e Simples". Aliás recomendo muito esta leitura, até para entender melhor o que estou tentando dizer.

    Muitas dessas leis estão na Bíblia, outras pela graça de Deus, descobrimos. A Bíblia diz que o que plantamos, nós colhemos, o que foge disso é mistério. A Bíblia tb diz que a humanidade colhe a maldade praticada por todos nós. Alguns plantam mais, outros menos.

    Esta criança já colhe uma maldade plantada por todos nós, principalmente pelo pai. Eu dizer que, a consequência natural das ações tomadas, é que esta criança se revolte contra Deus, é um raciocínio baseado no plantar e colher. Baseado nas leis que Deus instituiu, de que todos colhemos consequencias de nossas ações.

    Meu texto acusa o padre e defende a criança, pois ela provavelmente colherá frutos da excomunhão de seus responsáveis.

    Você disse que pode não acontecer isso... exatamente, pode não acontecer, e Deus queira que não, mas se ela não colher consequências é por milagre. Nem por isso eu devo deixar de acusar a injustiça que está sendo praticada.

    Um exemplo para ficar mais claro. Vamos supor que você mate uma pessoa. Pode ser que Deus a ressucite. Mas nem por isso eu vou ver você matando e vou me calar. Nem por isso vou deixar de tentar impedi-lo de cometer tal ato. A atitude do padre não é uma atitude amorosa, num momento tão delicado que esta criança vive, com tantos temores, ele está mais preocupado em dizer que o que foi feito está errado do que ajudá-la.

    O aborto pode ter sido a decisão errada? Pode... eu não creio que seja, mas pode ser. Você crê que foi, e provavelmente está certo. Mas a questão que chamo atenção é... o aborto já foi feito. Não temos como voltar atrás. O que fazer agora?

    Temos várias alternativas como sociedade: ajudar a família com auxílio psicológico, relacionamento, criar vínculos, tentar traze-los para uma vida de busca a Deus, ajuda-los a compreender que Deus pode cura-la de todos os traumas. Dentre tantas alternativas que poderíamos fazer para tratar deste caso, a alternativa que o padre tomou foi excomungar a família e ser frio diante da dor.

    Sou muito limitado para compreender o que Jesus faria nesta situação. Eu acredito que ele abraçaria a criança e sua mãe, e choraria muito com elas. Mas uma coisa eu tenho certeza de que Ele não faria. Ele não diria "vocês não são mais dignas de visitar a casa de meu Pai".

    Não estou aqui prevendo o futuro, o que eu sei é que a excomunhão não é um ato de amor, e quando uma igreja excomunga alguém que já está debilitado espiritual, mental e fisicamente. A consequência natural é a revolta. Como a igreja representa Deus aqui na terra, é muito provavel que a revolta seja transferida para a Divindade. Muito provável, não significa que vá acontecer, mas nem por isso devemos dar margem para que isto aconteça.

    Isso não se chama prever futuro ou especular, é o que Deus mesmo nos diz. Que nossos pecados terão consequências e que devemos lutar pelos injustiçados, devemos protege-los de atrocidades. Devemos ama-los.

    Bem aventurados os que choram, pois serão consolados. Bem aventurados os pobres de espírito, pois, a estes pertence o Reino dos Céus.

    Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, pois, serão satisfeitas.

    Bem aventurados os que tem misericórdia uns dos outros, pois, Deus terá misericórdia delas.

    Que Deus tenha misericórdia de nós.

    Abraço
    Carlos Zillner

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante o depoimento do Bispo, professor de Bioética. Lá pelos 2 minutos do primeiro video.

    "A primeira palavra que espero ouvir da igreja, é exatamente esta - que Deus está do lado de quem sofre.

    A responsabilidade de mulheres que abortam não é sempre a mesma, exatamente pela complexidade da situação."

    ResponderExcluir
  6. Você é a favor ou contra o aborto independente da situação ???

    (não estou discutindo a excomunhão, não preciso nem discutir isso, a igreja católica não pode condenar alguém msmo que a pessoa tenha pecado, o único que pode é Deus.)

    Tudo o que falei até agora é em relação ao aborto.

    Que maldade a criança colhe platada por todos ??? Não entendi essa parte

    ResponderExcluir
  7. Sou a favor da vida. Se um aborto é necessário para que salvemos a vida de uma menina de 9 anos, que seja feito o aborto. Pois se não for feito quem morrerá será a menina de 9 anos e os fetos. Você prefere perder 1 vida ou 3? (3 pq no caso eram gêmeos)

    Sobre a pergunta da maldade. Olhe a sua volta... veja como o mundo está, isso é o que todos nós plantamos. É o mundo que construimos. Nossas crianças sofrem violência por culpa de todos nós, nossas crianças são expostas a sexualidade por culpa de todos nós. A sociedade que vivemos, é a sociedade que construimos. Se queremos mudanças, nós devemos agir.

    É para isto que Cristo nos chamou, para fazer diferença, para chorar com os que choram, para ser sal e luz em cada lugar que estamos, no judiciário, no hospital, numa empresa de informática, como jornalista, num departamento de vendas, etc. Jesus nos chama para sermos sal e luz no mundo e não só numa comunidade (igreja).

    ResponderExcluir
  8. Carlos, vou bater o pé mais uma vez.

    Tu não pode afirmar que a criança de 9 anos vai morrer, tu não sabe, nem eu, nem o médico, só Deus sabe. Tudo bem que os médicos dizem que é arriscado, mas se é da vontade de Deus que a criança venha a nascer, então pronto, pode existir os piores diagnósticos contra, se Deus permitir, vai nascer pronto !!! Se tu é a favor da vida, quanto mais Deus é a favor.

    Como eu disse, vai que Deus planeja uma vida de bençãos imensas para essas crianças que iam nascer, que sejam pessoas de Deus, que conheçam o evangelho e tenham as qualidades de Cristo. Portanto você, nem eu, nem ninguém sabe os planos que Deus tinha para a vida dessas crianças.

    ResponderExcluir
  9. Marcelo, tudo bem, você crê no sobrenatural incondicionalmente.

    O único problema que vejo é o "incondicionalmente".

    Deus criou leis na natureza. Isso significa que o que foge dessas leis é o sobrenatural.

    Por exemplo:

    Jesus afundando na água - natural.
    Jesus andando sobre as águas - sobrenatural.

    Louco de joga de um prédio no centro de São Paulo e vira pizza - natural.
    Louco se joga do prédio e quebra apenas um dedinho - sobrenatural.

    Meteoro em direção a Terra cai e mata todo mundo - natural.
    Meteoro em direção a Terra sofre desvio inexplicável - sobrenatural.

    Enfim...

    Agora lhe faço uma pergunta... Você já viu um parto? Já viu uma mulher grávida de 9 meses? E uma de gêmeos?

    Continuando na lógica das leis criadas por Deus:

    Criança de 9 anos fica grávida de gêmeos morre pois a barriga fica maior que ela - natural.
    Criança de 9 anos tem gestação normal e da a luz a gemeos - sobrenatural.

    Deus é a favor da vida, mas não vai contrariar as leis naturais que Ele mesmo instituiu por um erro humano. Ele pode fazer isso para manifestar a sua glória e seu poder, mas isso não nos isenta de responsabilidade.

    Outro exemplo bem claro. Des do começo do mundo existem rios, e quando chove os rios aumentam e enchem de água suas margens.

    Os egípcios usavam isso para o plantio, com a enchente do nilo, eles delimitavam as areas boas para plantar.

    Hoje, o homem vai lá, constroi sua casa na beira dos rios, chove, alaga e nos perguntamos. Porque Deus permite isso? Simples... nós fizemos isso, nós construimos a beira do rio. Deus não vai deixar de encher os rios porque gente ignorante constroi na beira.

    O que temos que fazer? Parar de construir nos rios. * Respnsabilidade nossa.

    Você pode me dizer... mas este caso não tem a mesma gravidade. Se parar para pensar, tem sim. Pois a enchente mata, assim como o aborto, assim como guerras, assim como drogas, assim como vícios, luxuria, etc.

    Você não pode deixar que as coisas aconteçam e que Deus se vire para corrigir o que nós estragamos. É isto que a humanidade mais faz. Se nossa sociedade é podre a ponto de ter loucos que estupram filhas e engravida crianças de 9 anos, a culpa é nossa, não de Deus. Deus criou um homem saudável, nós o transformamos num louco, maníaco. Nós temos de corrigir, nós temos que lutar para mudar nossa sociedade, para que não tenhamos mais loucos como este.

    Você cre no sobrenatural, eu também, mas temos que respeitar as leis naturais, criadas por Deus, e agir de acordo com elas. Se Deus intervir, amém. Cremos e recebemos a graça que nos foi concedida.

    O mesmo Deus que tem poder para fazer uma criança de 9 anos parir gemeos sem problemas, também tem o poder de impedir que um médico aborte os gemeos.

    Concluindo, é bom ter você aqui debatendo. É bom pensar e repensar nossos conceitos, reorganizar as idéias e concepções do mundo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Carlos

    Sinceramente não acho que uma criança de 9 anos ter uma gravidez normal de gemeos seja uma coisa sobrenatural e nem que a morte dela seja normal nesse caso, talvez esteja ai a diferença da minha opinião com a sua.

    Deus não vai contrariar as leis naturais dele mesmo, concordo com você. E sabe qual a lei natural que ele não vai contrariar nesse caso ?? Ele não vai contrariar a lei que permitiu que essa criança fosse biologicamente fértil, ou seja, a criança já menstruou e tem ovulos ativos para a fecundação.

    Obs: Não estou discutindo nada em relação ao homem pecador e sujo pelo mundo, isso não tem nem o que discutir. Estou discutindo somente a questão do aborto.

    ResponderExcluir
  11. Realmente a diferença está no pensamento sobre a criança estar ou não preparada.Excelente observação.

    Porém o fato dela ser biológicamente fértil, não significa que ela esteja biológicamente preparada para gerar um filho.

    Apenas significa que ela está começando um processo de mudanças em seu corpo, para ai então estar preparada para gerar um filho.

    É aquele negócio... sabe quando a criança quer por o dedo no bolo antes de ficar pronto? hehe

    Se ela entrou na puberdade não significa estar preparada, mas preparando-se.

    ResponderExcluir
  12. Ah... e eu citei a nossa sociedade e o pecado no mundo, pq existe uma outra grande questão que surge com isso. E muita gente tem dificuldade de compreender.

    Como Deus permite que uma criança passe por isso? Porque ela sofre pelo pecado do outro? Etc

    Tive a preocupação de trazer respostas para estas perguntas pois é um ponto de muito questionamento.

    ResponderExcluir
  13. Ok, vamos supor que o corpo dela não esteja preparado, se Deus permitir vai nascer normal e pronto, por uma série de motivos que Deus planejou para a vida da criança como para a vida dos bebês.

    Também acho que a criança não deve sofrer pelo pecado de outro, mas quanto mais os bebês também não podem sofrer(morrer, no caso) pelos pecados dos outros. Concorda?

    É quem nem a história do João 9, na qual Jesus disse para os discípulos que o cego não nasceu daquele jeito por causa dos pecados dos seus pais, mas para que se manifestasse a obra de Deus. Jesus foi e curou. Portanto, Deus permitiu que o rapaz nascesse cego, para que num momento de sua vida Jesus fosse cura-lo, e isso serviu de ensisnamento aos discípulos

    *você tem msn?

    ResponderExcluir
  14. Concordo que não devem, mas entendo que a responsabilidade de não permitir que sofram é nossa. A Bíblia diz que nossos filhos sofreriam pelos nossos pecados em Deuteronômio.

    Inclusive penso que a culpa da morte desses fetos é do pai que a engravidou e não do médico que realizou o aborto ou da mãe que autorizou.

    Agora sobre o texto... o cego não ficou cego por uma atrocidade, por isso entendo que o contexto é diferente.

    Pega meu msn com a Ariane, prefiro nao colocar aqui no site o msn. Senão me manda um email pra carlos.melao#gmail.com que eu te passo o msn.

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Então Carlos

    Você está afirmando que a criança vai sofrer, vc não pode afirmar isso ! Nós não sabemos ! muito provavel que a criança e os bebes tenham dificuldades naturais, como alimentação, estrutura e etc. Mas se Deus tem um plano pra esses bebes no futuro, ele superará com benções espirituais. Se fosse assim como você está falando, um casal pobre que nao tem quase estrutua de vida, mas que se amam e querem ter um filho, não poderiam ter por causa da falta de estrutura que esse bebe teria

    ResponderExcluir
  16. Cara, de boa, não sei aonde vc viu eu falando isso.

    Ela já sofreu... o que ela passou já basta para ser considerado sofrimento. Não to fazendo suposições to falando da realidade atual da criança.

    E ela sofreu pelo pecado do pai (principalmente).

    Essa criança é uma vítima, foi violentada em todos os aspectos. Físico, mental, espiritual, etc. O "daqui pra frente" ninguém sabe... nem me atrevo a tentar dizer.

    ResponderExcluir
  17. Ok

    O ponto é: a morte do bebê é abominação aos olhos do Senhor.

    ResponderExcluir
  18. Hummm... ou não. hehe

    Acho que o debate já rendeu o que tinha que render.. vamos debatendo os outros tópicos, quem sabe Deus vai transformando a gente para entender melhor esta questão.

    Abraço

    ResponderExcluir