segunda-feira, 17 de junho de 2013

Tempo de Justiça


No princípio era o verbo, através do qual Deus criou os céus e a terra. A terra estava em caos. Sem forma e vazia. E então Deus resolveu transformar o caos em ordem. Para transformar o caos em ordem, primeiro iluminou. Trouxe luz ao caos. Depois fez separação entre o que era luz e o que era trevas. A criação começa então com a justificação. Justiça nada mais é que possibilitar a existência, pois, no caos há destruição. Justiça é o que se espera para o bem de todos. O homem então decide duvidar de Deus e decide pensar que poderia haver algo melhor do que a justiça. O homem perde sua fé na justiça e busca novamente o caos, mas o que encontra é somente destruição.

Este mesmo homem questiona o criador, questiona a existência de alguém que tenha colocado ordem, justificado e possibilitado a existência de tudo. Até mesmo a existência passa a ser questionada. O mundo que vemos pode ser uma mera simulação. A justiça, no imaginário humano, deixa de existir. A justiça é relativizada, ao se tornar relativa, se torna injusta.

Por toda a história humana a justiça de Deus foi questionada e criamos a justiça humana. Leis que defendem o interesse apenas de quem quer mandar. Isso fica tão latente que até mesmo a justiça divina é questionada. Até mesmo a veracidade da história das tábuas de Moises, escritas por Deus, é dita por muitos como manipulação do povo. Alguém diz que amar o próximo é manipulação. Relativizou-se tanto a justiça que até o certo ficou errado.

Hoje estamos vivendo tempos em que o povo clama por justiça. O caos chegou a tal ponto, que muitos nem sabe para onde temos que ir, só sabemos que temos que sair de onde estamos. Por isso o povo agora está na rua. Mas para onde vamos? Até que ponto temos que lutar? Segundo Jesus temos que estar dispostos a morrer por isso. Se queremos seguir o caminho da verdade e da vida, o caminho da justiça, devemos pegar a nossa cruz. Pegar a cruz significa segurar nas costas aquilo pelo que você será morto. Por isso não conseguimos viver num mundo totalmente justo, pois, poucos tem fé de verdade no pós-vida. Poucos estão verdadeiramente dispostos a morrer por justiça. Porém o incomodo do caos tem sido tão grande que muitos estão passando a preferir. Melhor morrer pela justiça do que viver no caos, morrendo todos os dias.

A seis meses atrás eu estava orando e Deus me disse que teríamos que fazer protestos pacíficos contra a corrupção durante as copas, pois, seria o momento em que o mundo veria o Brasil. Eu em minha pequenez, não tirei meu traseiro do sofá, e a coisa aconteceu mesmo sem que eu pudesse contribuir com relevância neste fato histórico. Como não poderia ser diferente, quando Deus fala, Ele não fala só com um, Ele fala com muitos, e muitos que tiveram muito mais fé do que eu fizeram acontecer. Agora quero acordar junto com este gigante que Deus despertou, com esse Brasil que luta por justiça. Se você é cristão está mais do que obrigado a também lutar. Não precisamos guerrear, a guerra por si só é injusta, e não faz sentido lutarmos por justiça guerreando. Mas temos que dar a nossa face, temos que tornar explícita a lambança do governo brasileiro.

Oro a Deus para que este espírito de manifesto seja constante em nossa nação, até mesmo quando o caos estiver menor. Se queremos um país justo, devemos lutar contra qualquer injustiça que se levantar, doa a quem doer. Temos que nos dar conta de que fazer o bem não é estar acomodado, mas lutar contra o mal. Tornar explícito o que não está justo. A privacidade pode proteger-nos do mal, mas também nos faz acomodados e injustos. Desordeiros de nossas próprias vidas. Vândalos de nosso próprio bem estar. Por isso devemos nos mexer. Devemos ter fome e sede de justiça, ou seja, ficar tão incomodado com a falta ela que não podemos passar muito tempo sem te-la.

Busquemos justiça!