quarta-feira, 11 de maio de 2011

Amor: decisão, entrega e sacrifício

Já faz um certo tempo que tenho pensado em escrever sobre o amor. Existe muito pano pra essa manga, mas vou me atentar a uma visão que me veio num dia de devaneios cristocêntricos.

Para mim o versículo que expressa de forma mais sintetizada o que é amor é o de João 3:16


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
 Para quem já está afiado no assunto da graça por exemplo, sabe que o sacrifício de Cristo aconteceu antes mesmo da criação do mundo, mas culminou na história na cruz. O sacrifício é pré-criação, pois, sem o sacrifício não teríamos sido criados. Podemos nos aprofundar nesta questão se os comentários exigirem isto. Por aqui quero deixar o enfoque que me chamou a atenção.

Deste versículo retirei 3 características do ato de amar.

Primeiro o amor exige decisão. Antes mesmo de sermos criados, Deus decidiu por nós. É decisão, pois, não se cria algo que sabe-se que se perderá, ao mesmo tempo que não se decide sacrificar o próprio filho por esta criação sem antes cria-la.

Segundo o amor exige entrega, pois, Deus amou o mundo de tal maneira, que entregou seu filho.

Terceiro o amor exige sacrifício. É por isso que Jesus muda a lei. Jesus diz que os antepassados sabiam que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Jesus ensina um novo mandamento, para que amassemos ao nosso próximo como Ele nos amou. Logo exige decisão, entrega e sacrifício.

Tenho tentado viver isto em todas as dimensões do amor, pois, creio que o amor é amor em qualquer âmbito. Podemos chama-lo de ágape, filos ou eros. Mas uma coisa não muda na tradução dessas palavras, e é a palavrinha "amor". Amor de Deus, amor de amigo e amor erótico. Todos são amor e em minha humilde opinião exigem essas três características.

Graça e Paz