segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Perdendo uma visão!

A igreja primitiva surgiu dentro de uma concepção de mudanças e auxilio as necessidades humanas. Ela era auxiliadora justamente porque possui em seu meio pessoas pobres, viúvas e órfãos. Ela era auxiliadora, porque haviam escravos e doentes.
Ela surgiu dentro de uma idéia da qual eu não posso e não quero viver sem o outro. Ela gerou em suas entranhas a sensação de ser incompleto sem o meu irmão.
Essa caracteristica auxiliadora vem na verdade lá do judaísmo, porque já na época dos antepassados hebraicos, o povo deveria dar de comer aos pobres, viúvas e órfãos.
A igreja Cristã infelizmente com sua institucionalização e conformatização a sociedade, aos poucos foi deixando de ser unidade para ser entidade. Com isso, foi se tornanda instituição religiosa preocupada com o espírito humano, e negligenciando para o governo a preocupação com as necessidades básicas (educação, alimentação e habitação).
Hoje as igrejas evangélicas*(1) são distantes de uma visão focada no ser humano por completo, as igrejas católicas utilizam de um assistencialismo descompessado (dando de comer, mas não dando como buscar comer por si próprio) e as igrejas protestantes*(1), ensaiam uma tentativa de fazer algo, mas se engessam por causa de suas constituições e legislações.
Será que ainda não houve o entendimento que nós devemos re-humanizar o homem e integralizar nossa visão?
Será que esquecemos de olhar para Jesus e ver que o verdadeiro ser homem estava ali?
Esquecemos de ver que Jesus foi o Homem perfeito, homem que Adão, eu e você não somos?
Esquecemos de usar Jesus como foco para mudar as vidas, e mudar nossas vidas, se preocupando com a a dignidade humana, a pureza do espírito e a coerência da alma?
Na verdade esquecemos que estamos no mundo porque somos embaixadores de Cristo, e aqui devemos mudar o mundo, olhar para nossa verdadeira morada (que é Deus), e tentar levar o máximo de gente para o lugar onde devemos estar. DEUS o supremo LUGAR*(2)!

*(1). Foram separadas igrejas evangélicas como as igrejas pentecostais e neopentecostais e protestantes como as tradicionais, meramente para separar as atitudes em questão a cosmovisão. Isso não significa que os dois não atuem juntos.

*(2). É utilizada uma visão de Deus como lugar numa concepção de somente nEle podemos nos mover, e não há para onde ir sem que Ele esteja.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Contos dos Desencontrados(1): Igreja

Acordei em mais um domingo de manhã. Aquela vontade estava de novo forte.
Decidi me levantar, lavar o rosto e ir então a uma igreja.
Fui a uma tradicional de um bairro conhecido. Sentei naquele templo frio, poucas pessoas. A folhinha da liturgia me lembra que toda a Doutrina da Igreja exclui a ação de um Deus vivo e que se renova sendo o mesmo ontem e hoje. Ouvi lindas palavras, mas pouco amor as pessoas.
A vontade cresceu e continuou inexplicável.
Decidi correr para uma igreja lotada. Que maravilha, aquele homem falava de uma vitória que eu podia ter, falou o que eu desejava.
Mas de repente, ainda que eu tenha escutado lindas palavras, promessas maravilhosas de um deus que quer minha vitória, minha vontade só aumentou.
Não aguento mais isso. Todos os domingos, diversas igrejas, diversas pessoas.
Essa vontade só aumenta cada dia mais.
Ela começa a sufocar de novo enquanto estou aqui deitado no chão.
Eu não tenho vontade de sair de casa.
Eu não tenho vontade de ir em igrejas de novo. Estou cansado de buscar Deus onde não posso achá-lo.
Será que eu sou o único cansado nesse mundo?


* Contos dos Desencontrados é uma ficção. Mas que busca ser a verdade do sentimento daquilo que se vê.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Igreja: uma casa de restauração!

Fui criado em uma igreja presbiteriana no bairro do Ipiranga, zona Sul de São Paulo.
Se você me perguntar algum fato que seja importante para mim da minha infância, certamente muitas delas serão carregadas das nostálgicas brincadeiras que faziamos após o culto noturno, em que eu entrava no carro suado, ouvindo minha mãe brigar comigo porque por mais um domingo(de milhares) eu estava absurdamente molhado de suor.
Naquela época se você me perguntasse qual era meu lugar predileto, casa ou igreja, receberia um IGREJA com muita vontade. Certa vez ao ir durante a semana na igreja, fiquei completamente triste ao saber que todos os meu amigos, não estavam lá. "Como assim? Eles não moram na igreja?" pensei.
Anos após, por um questão de horários de trabalho, acabei me afastando do convívio da igreja.
Eu creio que é possível viver sem cultos litúrgicos. Mas não é bom se afastar da manifestação e expressão comunitária da igreja, pois nela há admoestação e ensino.
Com o afastamento comecei realmente a virar alvo fácil para uma centena de pecados. É importante informar que este afastamento era ainda de corpo presente aos cultos, mas ausente a rotina de comunhão e trabalho ministerial.
Eu ainda continuava no ministério de louvor. Ainda conversava com algumas pessoas, mas me afastei de muita coisa, por justamente não conseguir estar com ninguém.
Tenho me sentido triste por muitos pecados que minha vida carrega, porém toda essa tristeza foi lançada ao mar somente ao receber um abraço daqueles a quem Deus me presenteou.
E tenho que agradecer pois Deus tem usado os meus irmãos em Cristo, sejam eles os idosos que me tratam com tanto carinho e atenção, ou os adultos de meia-idade que vem literalmente "cuidar da minha vida" por entenderem que esta é a forma de ser igreja, ou ainda os jovens e adolescentes com os quais eu cresci, com os quais eu aprendi o que sei, com os quais eu aprendi amar, com os quais eu aprendi a ser quem eu sou, com os quais eu aprendi o que eu quero ser, com os quais aprendi o que é a verdade.
É esse o papel de uma igreja, ser uma casa restauradora, onde "os cativos e oprimidos livres são", pois é ali que o Espírito Santos quer nos curar de nossas tristezas.
Eu devo agradecer a Deus pela igreja que Ele me deu, o corpo ao qual faço parte.
São eles com quem eu quero estar, foi dentro da minha amada igreja, que eu decidi ser cristão, e foi através da vida de muitas pessoas de lá que eu comecei a trilhar um caminho saudável e sincero.
Este não é um manifesto dizendo que a minha igreja é melhor que qualquer outra.
NÃO! Ela não é. Aliás possui muitas falhas.
Mas ela é uma expressão de uma igreja de Cristo, que é sadia e ligada verdadeiramente À Deus e EM Deus, sendo assim superior a qualquer igreja que tenha seus cultinhos cheios de expressões desleixadas ou emocionalistas vazias.
A verdadeira Igreja de Cristo é agregadora e restauradora.
É por isso que eu amo aqueles com a qual eu aprendi a viver e aprenderam a viver comigo, que por acaso se reúnem na IPI do Ipiranga aos domingos. Mas se reúnem ainda mais no dia-a-dia, partilhando a pizza e bebendo do copo de Coca. Batizando com lama e pasta de dente nos acampamentos. Brigando e se xingando em ensaios. Se amando e se ajudando na necessidade. E pulando e sorrindo pelas grandes coisas que Deus tem feito por nós.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Fruto do evangelho

Este é o fruto do evangelho que vivemos em nossas igrejas. Onde nosso inimigo não é mais o que pratica o mal, mas o que não cre num deus que barganha com seu povo. Deus (com maiuscula porque ta no começo da frase), é pelos que proclamam ele, mesmo que roubem... porque ele quer o melhor para mim, só porque eu vou na igreja.

Isso não é uma relalidade só da teologia da prosperidade, a hipocrisia existe antes mesmo de Cristo e continuará existindo. Nós é que temos que percebe-la em nosso meio e fazer diferente. Cristãos apesar da igreja.