domingo, 11 de maio de 2008

O Senhor é meu pastor

Já se perguntaram sobre o papel de um líder religioso?

Em todas as religiões do mundo temos alguém que é visto como a voz de comando.

Como nosso objetivo envolve a fé Cristã, vou abordar as denominações cristãs para fazer esta análise.

A igreja cristã, dentre diversas crises e transformações instituiu como voz de comando aquele a quem hoje chamamos de papa. O protestantismo trouxe uma reflexão sobre a sua autoridade e após alguns séculos vemos o protestantismo e o evangelicalismo sem nenhum papa, mas sim, com muitos papas. Um em cada templo.

Podemos encontrar diversas maneiras usadas pelas mais diversas placas de igreja para nomear a tal voz de comando. Pastor, padre, apóstolo, bispo, reverendo, missionário, vice-deus, etc.

Sendo pelos motivos evangélicos, católicos ou protestantes. Será que é isso mesmo que a bíblia nos mostra? O que afinal é o pastorado? A igreja primitiva tinha realmente esta figura? Qual a sua verdadeira função?

Creio que nenhum líder religioso consegue elaborar um sermão SINCERO sobre o véu que se rasgou (Mateus 27:51, Hebreus 9), sem abdicar de 80% de suas atribuições e funções diante de seu "rebanho".

Diante deste pensamento, existem perguntas que grudam na minha mente:

Afinal, se o véu se rasgou, porque a figura de um pastor é tão forte?
Porque ele tem direitos e poderes de escolha tão centrados em suas mãos?
Foi isso mesmo que Jesus instituiu?

Se Jesus diz que: "toda autoridade nos foi dada no céu e na terra, ide fazei discípulos em todas as nações...", porque agimos como se esta autoridade fosse dada apenas a líderes? E porque nós julgamos ser esta liderança formada apenas por pastores, padres e sinônimos?

Se o véu rasgou e temos acesso a Trindade através de Jesus e temos nosso íntimo "traduzido" a Deus pelos gemidos inexprimíveis do Espírito Santo, porque não exercemos isso ao invés de vermos apenas líderes como homens de Deus?

Não nego o ministério do pastorado, mas vejo o pastor como uma "ovelha que sabe onde ta o pasto". Somos todos ovelhas, somos todos corpo. Cabeça a bíblia diz que é um só, Cristo. Se num rebanho existem ovelhas mais velhas e que já sabem como se relacionar com seu pastor, estas têm o papel de mostrar para as novas ovelhas como é que é ser ovelha.

Já vi alguns servos de Deus pregando sobre isso, e achei interessante a humildade deles em reconhecer este problema. Mas a maioria reconhece nos outros. Reconhecem no movimento neo-pentecostal, onde líderes se auto-denominam apóstolos. Enxergam a prepotência destes líderes em se igualar aos apóstolos da igreja primitiva, mas não enxergam a de se auto-denominar pastores. Denominação usada por Davi para descrever um dos atributos de Deus.

Não que seja errado chamar alguém com o dom do pastorado de pastor, mas muitas vezes "endeusamos" sujeitos que possuem este dom, e se temos todos algum dom, porque não apenas nos tratarmos como irmãos que são comandados pelo cabeça que é Cristo? (Mateus 23:8-10)

Na igreja primitiva não existia o pastor da maneira que temos hoje. As igrejas eram compostas por equipes de liderança. Não para centralizaem poder, mas porque é mais fácil organizar uma comunidade de pessoas elegendo líderes, principalmente quando se tem igrejas onde se convertem 3000 homens em apenas um sermão. Esta liderança era composta por apóstolos, pastores, diáconos, presbíteros, mestres, etc.

Posso estar muito enganado sobre o que vou relatar aqui, mas em minha visão as funções que cabem a cada um destes "cargos" relacionados no parágrafo anterior são:

Apóstolo - é o que no Brasil costumamos chamar de missionário. Missonário seria o termo em latim, enquanto apóstolo vem do grego.

São fundadores de igrejas, aqueles que levam o evangelho a regiões onde o evangelho ainda não chegou.

Se temos missionários, significa que estamos fazendo missão? Não! Missão é para todos os Cristãos. Missionário é aquele que vai a um lugar diferente para propagar o evangelho ali, pois ainda não foi propagado. Mas todos os outros cristãos fazem isso onde quer que esteja: no trabalho, em casa, no clube, numa balada...rs.

Pastor - é aquele que direciona pessoas, da um parecer para os que por alguma razão encontram-se perdidos em sua vida. Seja profissional, familiar, emocional, religiosa, etc.

Mestres -aqueles que normalmente pregam a multidões. Estes tem o dom do ensino. Falam de maneira de fácil compreensão.

Diáconos - são os que fazem o serviço social, que é responsabilidade de todos, acontecer. Entregam a ajuda doada por toda a comunidade às viúvas e famílias necessitadas, cuidam dessas famílias, expressam as necessidades delas diante da comunidade, para que a comunidade se envolva e providencie salvação em todos os aspectos. (pesquisar sobre Missão Integral ^^).

Presbíteros - homens que já atingiram maturidade espiritual, instruídos podem representar o povo nas decisões que devem ser tomadas. Precisam ser maduros espiritualmente pois isso garante que as decisões tomadas serão em prol da comunidade.

Todas estas funções estão ligadas ao dom de cada um que as preenche. Mas um requisito básico para todas elas é que cada um destes seja SERVO. Assim como Cristo lavou os pés dos seus discípulos, líder que não lava pé e não serve a comunidade, por natureza, não é líder. Mesmo que tenha fundado um templo, nomeado bispo, ou qualquer outra coisa assim.

A igreja moderna pegou todos estes dons e confiou a apenas uma figura: ao líder. Chame-o como quiser, ele desempenha esta função. Estamos então abarrotados de líderes que sabem exercer o diaconato, mas pregam mal que ninguém aguenta e ainda não estão dotados de maturidade espiritual o suficiente para perceberem isso. Temos mestres que ensinam muito bem, mas não conseguem clamar pelo povo, não enxergam a necessidade da viúva. O pior de tudo, temos líderes que deixam que o povo o veja como deus e abusam de autoridade (Ezequiel 34).

Tendo esta compreensão, a pergunta que fica agora é: O que fazer diante desta situação?

Espero que Deus me de animo, conhecimento e inspiração para continuar a escrever neste blog e talvez responder esta e outras questões.

Mas tenham um padrão e uma verdade absoluta em sua mente. O Senhor é nosso pastor, e nada nos faltará. Ninguém pode ocupar o lugar de Deus. Seu pastorado é inquesionável e tenha apenas Ele como pastor.

Talvez este texto afronte alguns, talvez deixe outros confusos. O que posso dizer é que busquem a Deus, busquem a Verdade, e ela vos libertará.

Graça e Paz
Carlos Zillner

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Objetivo do Blog

Verdade seja dita! Uma busca de verdade é a busca pela verdade.

A filosofia em seu início teve esta grande questão: O que é a verdade? Existe verdade absoluta?

Cristo veio e disse: "Sim, existe! Eu sou a verdade e a vida".

Sendo Cristo a verdade, busquemos pois, a verdade e a justiça, e as demais coisas nos serão acrescentadas.

Este blog se propõe a discutir e buscar a verdade absoluta, não levantamos bandeiras de igrejas, pelo contrário, analisaremos as igrejas através das lentes de Cristo, em busca da verdade.

Se deseja se unir a nós, colaborando com textos, envie um e-mail para carlos.melao@gmail.com.

Graça e Paz
Carlos Zillner